Educação

Seduc e Univima promovem ciclo de palestras sobre educação inclusiva

Secom

Atualizada em 27/03/2022 às 13h16

SÃO LUÍS - A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Secretaria Adjunta de Ensino, em ação conjunta com a Universidade Virtual do Maranhão (Univima), iniciou, nesta quarta-feira (3), um ciclo de palestras para discutir Educação Inclusiva.

De acordo com a Coordenação de Promoção de Diversidade e Igualdades Educacionais da Seduc, o objetivo é discutir a educação nas sociedades brasileira e maranhense, considerando as diversas formas de discriminação existentes na escola, para compreender os mecanismos de exclusão educacional visando à constituição de uma educação inclusiva, pautada na lei 10.639/2003 e no programa “Brasil sem homofobia”.

As palestras, com temas diferenciados, serão realizadas às quartas-feiras do mês junho pela plataforma virtual da Univima, das 16h às 18h, e abertas ao público.

Na primeira palestra, que aconteceu nesta quarta-feira (3), foi abordado o tema “A juventude negra e a escola: os desafios da formação da identidade étnico-racial”, ministrada pelo professor Rosenverck Santos. Ele destacou os diversos mecanismos de discriminação que sofre a juventude negra nas escolas, apontando para metodologias que construam uma cultura inclusiva no ambiente escolar.

Para a coordenadora de Promoção de Diversidade e Igualdades Educacionais da Seduc, Rosyene Cutrim, essa é uma das ações que visam construir uma educação inclusiva que contemple os grupos historicamente marginalizados. “Trata-se de uma questão de alta relevância para a construção da política de ensino no nosso estado, e que por isso configura-se como uma prioridade nessa nova gestão”, frisou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.