TRIZIDELA DO VALE - Casas em escombros, toneladas de entulho nas ruas, muita lama e lixo. Famílias estão desoladas no retorno após 50 dias de inundação. “Geladeira, televisão, congelador: tudo caiu”, conta a dona de casa Joselita Catanhede.
Uma mulher se desespera ao ver a casa em ruínas. “Com a minha desse jeito, eu não tenho condição de levantar ela agora”, afirma.
Trizidela do Vale fica a 300 quilômetros de São Luís. A cidade foi arrasada pela enchente do Rio Mearim.
Trizidela do Vale ficou tanto tempo submersa que a cidade vai ter que ser reconstruída. Muitas casas não resistiram à força da correnteza. Cerca de 15 mil habitantes, 80% dos moradores, enfrentam agora o difícil recomeço.
A maioria vai ter que adquirir nova mobília. O aposentado Francisco do Nascimento contraiu pneumonia durante a enchente e perdeu parte da casa. “Com a ajuda de Deus, estou arrumando um pouquinho”, diz.
A correnteza arrastou colchões, armários, camas e fogões. Um trauma coletivo que a fé ajuda a superar. “Com fé em Deus, a gente vai trabalhar para recuperar tudo isso. Quem sabe com Deus estando na frete, abre uma lareira, e a gente vai passando”, acredita o pescador Elias Mota.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.