Cidadania

Ação Global acontece no sábado em São Luís

Milhares de pessoas são esperadas para receber atendimentos gratuitos nas áreas de saúde, educação, esporte, lazer e cidadania.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 13h17

SÃO LUIS - A décima sexta edição do Ação Global aconrece neste sábado, dia 30, das 9h às 17h, na unidade do SESI/SENAI, mais conhecida como CETAM, na BR-135, Km 05 - Tibiri.

Milhares de pessoas são esperadas para receber atendimentos gratuitos nas áreas de saúde, educação, esporte, lazer e cidadania. Esse ano serão ampliadas as ofertas de serviços nas áreas de Saúde e Cidadania – as mais procuradas nas edições anteriores.

Entre as novidades de Saúde, destaque para a vacinação contra Gripe (a partir de 3 anos de idade), exames ginecológicos, com preventivo, mamografia e utltrassom para os casos recomendados. Outros serviços novos são os de Odontologia, com extração de dentes e o Exame Cardiológico com Eco-Cardiograma.

Além destes também serão oferecidos: Consultas Pediátricas, Flúorterapia, Exames de Clínica Geral, Massoterapia, Oficinas de Saúde, e Vacinação contra tétano, febre amarela entre outros.

Destaque também para a participação voluntária da especialista em fitoterapia de renome internacional, professora Terezinha Rego, que estará consultando e receitando remédios naturais fitoterápicos.

Já na área de cidadania, serão oferecidos os serviços de: CPF, Carteira de Identidade, Registro de Nascimento, Certificado de Reservista (somente para quem nasceu no ano de 1991), Carteira Profissional, Corte de Cabelo, Manicure, Depilação, Orientação do INSS sobre Aposentadoria e Contagem do Tempo de Serviço, Orientações Jurídicas com apoio do CEUMA, ADECOMA, PROCON e Delegacia da Mulher. Também na área de cidadania, serão disponibilizados através da parceria com o INSS, informações gerais sobre benefícios e serviços, atualização cadastral, inscrição, concessão de salário-maternidade e aposentadoria por tempo de serviço, apenas para os beneficiários já agendados e previamente contatados por telefone pelo INSS.

A Cemar também participa do Ação Global com um stand onde serão repassadas informações sobre o cadastro de pessoas com baixa renda, consumo racional de energia elétrica, com dicas importantes para economizar energia elétrica em casa e no trabalho.

Outro parceiro é a Casa Pratika que estará realizando demonstrações de como arrumar armários e camas, com o objetivo de orientar para serviços domésticos, arrumadeiras e diaristas.

Outro serviço a ser ofertado é o cadastramento de casais para o Casamento Comunitário que será realizado somente em Outubro com a responsabilidade da Corregedoria Geral da Justiça. Diferente do ano anterior, esse ano a parceria do Sesi será apenas no cadastro dos casais interessados, pois a solenidade ocorrerá após a Ação Global.

As ações voltadas para a educação profissional envolvem mini cursos de fabricação de biscoitos e de licores, cursos de educação alimentar do programa SESI Cozinha Brasil com elaboração de receitas seguido de degustação, além de alfabetização digital e curso de auto-maquilagem oferecido pela Natura.

Já na área de Educação Básica serão promovidas Oficinas de Meio Ambiente, além do SESINHO Multimídia, Biblioteca Ambulante e Pintura de Pele.

Durante a Ação Global, outra valiosa parceria é a do SENAI com o cadastramento de pessoas idosas para a participação nos cursos de Mecânica Industrial, Informática e Eletrônica que serão oferecidos posteriormente aos participantes do “Projeto SENAI para a Maturidade”, cujo objetivo é a capacitação e reciclagem de pessoas da terceira idade para a futura re-inserção das mesmas no mercado de trabalho. Atividades diversas de Lazer e Cultura complementam a programação da Ação Global 2009.

Convocação

A Coordenadora Regional do Ação Global, Roseanne Nina de Araújo Costa, convoca, principalmente, médicos nas especialidades Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Cardiologia.

Perfil

Segundo pesquisas, a grande maioria dos participantes da Ação Global no Brasil em geral é de mulheres, representando 76,6%; e existe uma predominância de jovens da ordem de 31,2% do público pesquisado

No Maranhão em 2008 mais de 40 mil pessoas foram atendidas durante a Ação Global; graças ao engajamento cidadão de 1.887 voluntários e empresas, proporcionando a oferta geral de 98.500 atendimentos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.