SÃO LUÍS - O Centro de Lançamento de Alcântara lança nesta quinta-feira, o foguete Orion. De acordo com o CLA, o lançamento está previsto para acontecer entre 13h e 16h, dependendo exclusivamente das condições meteorológicas. Para cada adiamento uma nova tentativa será feita no dia seguinte.
O lançamento do foguete Orion é resultado de uma parceria de longa data que o Brasil já possui com a Alemanha e tem como objetivo o treinamento de recursos humanos do Brasil e de verificação operacional de todos os meios do CLA voltados para as atividades de lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais, além do aumento do intercâmbio com o Centro Espacial Alemão-DLR, que sempre trouxe para o Brasil benefícios nos campos tecnológicos e científicos.
Além do efetivo do CLA, este evento conta com a participação de técnicos estrangeiros (alemães e suecos), apoio da Agência Espacial Brasileira - AEB e envolvimento do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, do Instituto de Aeronáutica e Espaço e ainda mobiliza outras organizações da Força Aérea Brasileira como Esquadrões de Patrulha e de Evacuação Aeromédica.
O Orion é um foguete de treinamento, desenvolvido pelo Centro Espacial Alemão – DLR, mono-estágio, não-guiado, estabilizado por empenas e lançado a partir de trilho. Consiste de um propulsor denominado Improved Orion, pesando 419 kg.
O propulsor IO é carregado com propelente sólido (combustível sólido), com uma fase de decolagem de 5 segundos, e uma fase tipo cruzeiro com 21 segundos, totalizando 26 segundos de fase propulsada, o que permite um apogeu (altura máxima) entre 95 e 115 km.
O CLA informa que nesse voo o foguete Orion não levará carga útil científica, apenas instrumentos para acompanhamento das Estações de Telemedidas, preparando assim as equipagens para os próximos lançamentos.
Sobre o assunto, o Bom Dia conversou com Nilo Sergio de Oliveira Andrade, coronel-aviador e diretor do Centro de Lançamento de Alcântara.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.