SANTA QUITÉRIA - As águas do Rio Parnaíba continuam subindo e causando estragos em Santa Quitéria do Maranhão que decretou estado de emergência. De acordo com o prefeito Manim Leal cerca de mil e quinhentas famílias estão desabrigadas. Na Santa Quitéria antiga, onde antes era localizada a sede do município, duzentas famílias tiveram que ser retiradas às pressas de suas casas por causa do aumento do nível do rio Parnaíba.
Vimos de perto a situação dos moradores da Santa Quitéria antiga, que fica a 4 quilômetros da atual sede do município, as fotos mostram o sofrimento dos ribeirinhos: casas completamente cobertas pela água, animais ilhados e famílias que insistem em permanecer no local. A canoa é o principal meio de transporte. A igreja Nossa Senhora dos Aflitos (foto) ficou ilhada. Uma escola municipal serve de abrigo.
O prefeito Manim Leal esteve com a governadora Roseana Sarney e o presidente Luis Inácio Lula da Silva na semana passada em São Luis e pediu apoio.
A prefeitura recebeu da defesa civil, colchões, lençóis, materiais de limpeza, toalhas e travesseiros que foram doados aos desabrigados. A prefeitura também distribuiu mais de mil e quinhentas cestas básicas (arroz, macarrão, feijão, biscoito e refresco) às famílias desabrigadas.
Os desalojados estão abrigados em várias escolas da rede municipal de ensino e por isso as aulas foram suspensas.
A comunidade está isolada devido ao corte da única estrada vicinal.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.