SÃO LUÍS - Cinco detentos fugiram do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pedrinhas, o “Cadeião”, situado no Km 14 da BR-135, por volta das 2h de ontem. A escapada não foi maior devido à ação da Polícia Militar, pois os 18 presos da cela 2 da ala “G” tentaram a fuga, sendo que 13 foram recapturados imediatamente, já no perímetro exterior da unidade prisional.
Os presos que conseguiram escapar foram identificados como Flávio Rodrigues Coelho, Edson Soares, Erivaldo Ferreira, Rogério Sousa e Maxwell Martins. Segundo informações da Polícia Militar, os detentos conseguiram pular o muro dos fundos do “Cadeião”, derrubando a cerca de segurança.
No local, os apenados encontraram um fator que facilitou a fuga, pois o muro do “Cadeião” serve de anteparo para dezenas de pequenos comércios, cujos telhados serviram de apoio a eles durante a fuga. Esta é a segunda vez, neste ano, que detentos utilizam esta deficiência na segurança do presídio para tentar fugir. No início deste mês (dia 1º), duas pessoas foram feridas na ação e morreram no Socorrão.
Na ocasião, moradores da Vila Progresso, vizinha ao CDP, informaram que pelo menos quatro pessoas teriam tentado resgatar os presos do Cadeião. Houve reação da Força Nacional de Segurança (FNS), que evitou a fuga em massa.
De acordo com moradores da Rua São Domingos, do referido bairro, a tentativa de fuga aconteceu por volta das 4h. Quatro homens chegaram à vila em um veículo e atiraram correntes no transmissor de energia da região, provocando um curto-circuito. Aproveitando-se da escuridão e da chuva forte, os homens entraram em um terreno baldio aos fundos do Cadeião e tentaram cortar a tela de proteção do muro. Em conseqüência, os homens da Força Nacional perceberam a ação e começaram a atirar. Os bandidos revidaram. Conforme moradores da área, puderam ser ouvidos aproximadamente 50 disparos de bala durante um período de meia hora.
Na fuga de ontem, não houve tiroteio, mas a ação da Polícia Militar foi rápida, detendo os 13 dos 18 presos que haviam escalado o muro e destruído a cerca de segurança. As diligências para localizar os cinco fugitivos continuaram ontem por todo o dia, sem êxito.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.