CODÓ - A juíza de Direito, Ana Maria Almeida Vieira, lançou na Comarca de Codó o Jurado Voluntário. Trata-se de um programa da Corregedoria Geral da Justiça que possibilita ao cidadão participar do sorteio da lista de jurados para as sessões do tribunal do júri popular.
De acordo com a juíza, uma das finalidades é evitar que até julgamentos sejam adiados por falta de jurados. Segundo Ana Maria, como as pessoas são convocadas aleatoriamente, muitas vezes são pegas de surpresa e isso quase sempre termina em alegações que levam à desistências.
Para participar o interessado só precisa ser maior de 18 anos de idade, ter idoneidade moral e morar na comarca onde se realiza a sessão do júri popular. A justiça em Codó quer cadastrar entre 300 e 700 pessoas, mas a juíza já quer preencher pelo mais da metade do mínimo.
As vantagens oferecidas para quem quiser participar são: ter assento no Conselho de Sentença, com direito a voto nos julgamentos; se for estudante de direito e a faculdade for conveniada, como já está a Faculdade do Vale do Itapecuru (FAI) de Caxias, o aluno receberá pontos extracurriculares de participação.
Para se inscrever em Codó só precisa ir ao fórum, na av. João Ribeiro, munidos de documentos pessoais e comprovante de residência.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.