Paço do Lumiar

Policial acusado de crime tem habeas corpus negado

Josimar Borges da Costa é acusado de seqüestro e homicídio de um mecânico em Paço do Lumiar.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 13h31

SÃO LUÍS - A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça denegou, por unanimidade, nesta quinta-feira, 28, o pedido de habeas corpus do policial militar Josimar Borges da Costa, acusado de seqüestro e homicídio do mecânico José de Ribamar Gomes Costa, em agosto de 2005, no município de Paço do Lumiar.

O acusado está preso desde 29 de setembro do ano em que ocorreu o crime, após a esposa da vítima ter contado à polícia que o mecânico havia desaparecido depois de ter sido ameaçado e espancado por dois homens residentes em Imperatriz, um deles identificado como Josimar da Costa.

A defesa do réu alegava constrangimento por excesso de prazo. Josimar chegou a ser levado a júri popular em 9 de maio deste ano, mas a juíza Jaqueline Caracas suspendeu o julgamento para que fossem realizadas novas diligências, já que o acusado apontou como o autor do crime uma pessoa de nome Esdras, fato nunca citado em depoimentos anteriores.

O relator do processo, desembargador Raimundo Nonato de Souza, entendeu que, se houve atraso, este foi motivado pelo próprio réu, por ter mudado a versão prestada anteriormente. Os desembargadores Maria dos Remédios Buna (presidente da 2ª Câmara) e José Bernardo Rodrigues também votaram pela denegação do HC, de acordo com parecer do Ministério Público.

Continua após a publicidade..

O crime

O crime aconteceu após o policial ter deixado seu carro para consertar e tê-lo, supostamente, recebido ainda com defeitos. Ele teria levado a vítima para o Meritiua, em Paço do Lumiar, em 18 de agosto de 2005. O corpo foi encontrado em 5 de setembro do mesmo ano.

Na época, os exames do Instituto Médico Legal (IML) indicaram que o mecânico, conhecido como Ribinha, apresentava fraturas em vértebras e outros ossos, e teria morrido em conseqüência de estrangulamento.

Fonte: Ascom/TJ-MA

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.