CODÓ - O município de Codó sediou a última oficina do Programa BNB de Cultura. A atividade levou informações importantes aos artesãos locais que participaram do evento. De acordo com a assessora de comunicação do Banco do Nordeste, no Maranhão, Rosaline Dourado, o programa é uma forma de patrocínio direto para incentivar a cultura. “Nossa intenção é que os artistas locais, aquelas pessoas que têm boas idéias e boas ações, que muitas das vezes não executam por falta de recursos, tenham esta possibilidade”, explicou a assessora.
Podem ser patrocinados pelo banco projetos nas áreas de literatura, fotografia, artes cênicas e música. Quem for aprovado não precisa devolver o dinheiro investido, como teria que fazer caso se tratasse de um empréstimo comum.
“Não é financiamento, não é empréstimo. É patrocínio direto. A pessoa que se inscreve, uma vez confirmada, não precisa devolver o dinheiro. A nossa exigência é que este dinheiro seja aplicado como foi especificado no projeto”, ressaltou Rosaline Dourado.
CRITÉRIOS
O artista candidato tem que se enquadrar em alguns critérios estabelecidos pelo BNB. “Entre os critérios, a gente analisa a questão do impacto que esse projeto tem na região, se tem reflexo social, se proporciona ressocialização”, destacou a assessora do banco.
O gerente do BNB em Codó, Danivan Borges, informou que para a edição de 2009 do Programa BNB de Cultura existem R$ 3 milhões já garantidos. “O programa foi criado para isso, para que o banco pudesse apoiar um número diferenciado de atividades culturais que são promovidas por todos os atores que trabalham com a promoção da cultura nordestina, notadamente nos estados, nas regiões onde o banco está presente”, frisou o gerente.
As inscrições para a edição 2009 encerram-se hoje. Codó foi a última das 15 cidades visitadas no interior do Maranhão para a realização da oficina de apresentação do BNB de Cultura.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.