Caxias

TCU condena ex-prefeito de Caxias

imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 13h34

SÃO LUÍS - O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou o ex-prefeito de Caxias (MA) Hélio de Souza Queiroz a pagar R$ 1.134.476,60, valor atualizado. Auditoria constatou irregularidades na aplicação de recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a alimentação dos alunos do município. A ação fazia parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) do governo federal.

Queiroz não comprovou a distribuição de todos os alimentos adquiridos e as notas fiscais deixaram de ser apresentadas na prestação de contas. “Esse comportamento afronta as normas que impõem aos gestores públicos a obrigação legal de, sempre que demandados pelos órgãos de controle, apresentar documentos que demonstrem a correta utilização das verbas públicas”, disse o relator, ministro Augusto Sherman.

O ex-prefeito também deverá pagar multa de R$ 10 mil ao Tesouro Nacional no prazo de 15 dias. Cabe recurso da decisão. Cópia da documentação foi enviada à Procuradoria da República no Maranhão.

As informações são do Tribunal de Contas da União

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.