CAXIAS - A Academia Caxiense de Letras (ACL) disponibilizará nos próximos dias acesso gratuito à internet. Três computadores foram adquiridos para o acesso à pesquisa na rede mundial de computadores. O acompanhamento dos estudantes e da população em geral será realizado por um monitor. Cada pessoa só poderá fazer uso da máquina por até uma hora, prorrogável por mais uma hora, dependendo da pesquisa realizada.
Com a instalação dos computadores, a direção da ACL acaba assumindo mais um compromisso, o criar o site da ACL até o fim deste ano. O objetivo será o de divulgar obras caxienses. Para o presidente da Academia Caxiense de Letras, Renato Meneses, juntar as produções desses autores tem sido a parte mais complicada do projeto.
“São pessoas que residem em diversos cantos do país e é complicado reunir esse material. A proposta do site, que é algo que precisa ser realizado, servirá para divulgar não apenas os trabalhos da Academia Caxiense de Letras mas dos escritores de Caxias, principalmente, para quem não pode visitar as dependências da casa”, adiantou Renato Meneses.
A atual direção da Casa de Coelho Neto só fica à frente da presidência até o dia 7 de junho deste ano, quando empossa a nova diretoria. Renato Meneses, que administrou a ACL por apenas um mandato, diz que não tentou a reeleição por motivos pessoais e que acredita na alternância de presidentes da ACL como forma de melhorar os projetos desenvolvidos na casa.
Em menos de um ano, a Academia ganhou cadeiras estofadas, cerca de mil livros que foram doados, uma loja para a venda de livros de autores caxienses e de outras cidades maranhenses e um cinema.
“Estou deixando a presidência da academia por causa dos projetos pessoais. Tenho um curso de Direito para concluir e acredito na alternância de presidentes. Raimundo Medeiros, eleito para a presidência da casa, será um bom presidente. Acho que um dos trabalhos mais importantes que a nossa chapa conseguiu realizar foi a de trazer o jovem para dentro da academia, e exibir filmes nacionais no nosso espaço foi fundamental para isso”, destacou o presidente, que é bacharel em História pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema).
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.