TIMON - A prefeita de Timon (MA), Maria do Socorro Almeida Waquim (PMDB), é a nova presidente da União Nordestina de Prefeitos (Unep). Foi o que informou, ontem, o presidente da União Brasileira dos Municípios (Ubam), Leonardo Santana. Socorro Waquim foi o nome de consenso entre os prefeitos que integram a Unep.
De dezembro de 2006 até a última segunda-feira, quem presidiu a Unep foi o prefeito de Sousa (PB). Leonardo Santana ainda comentou que o antigo presidente, Salomão Gadelha (PMDB), foi afastado do cargo, porque o estatuto da entidade não permite que o gestor esteja respondendo por crime de improbidade administrativa. “Como manter no cargo um presidente que é péssimo exemplo para os demais gestores. Ele (Salomão) teve que ser afastado”, disse Santana.
O prefeito Salomão Gadelha foi acusado pelo Ministério Público de comprar combustível ilegalmente ao Posto de Combustível que pertence ao vice-prefeito, André Gadelha (PSB). “Ele (Salomão) feriu todos os princípios éticos e morais. Sem contar que ele já havia sido condenado por improbidade administrativa e pela Justiça do Trabalho por litigância de má-fé”, declarou Leonardo Santana. O presidente da Ubam disse que a Unep faz parte de um projeto nacional de conscientização municipalista e não pode servir de palanque eleitoral. “Além disso, o Salomão causou vários danos à entidade, que hoje tem vários títulos protestados, três reclamações trabalhistas e telefone bloqueado por falta de pagamento”, frisou.
Leonardo Santana ainda explicou que as uniões regionais de prefeitos são subordinadas institucionalmente à União Brasileira de Municípios, criada em 3 de junho de 2005, em João Pessoa, durante encontro de prefeitos.
“A Ubam, legítima representante dos municípios, é uma organização não-governamental, de caráter associativo, a qual objetiva defender os interesses das cidades brasileiras. E não deve servir de palanque político”, comentou. O prefeito Salomão Gadelha não foi encontrado para comentar a decisão. Com informações do Jornal da Paraíba.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.