SÃO LUÍS - Os governos do Maranhão, Piauí e Ceará firmam mais um passo para a consolidação da Rota das Emoções (Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba, e Jericoacoara). Na próxima quarta-feira (13), às 10h, em Camocim (CE), será assinado o contrato para a criação da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável, órgão que vai operacionalizar as ações turísticas nos três destinos.
O contrato que será assinado vai definir as regras do consórcio entre os três Estados e também estabelecer o modo de funcionamento da Agência de Desenvolvimento. Entre as ações que serão desenvolvidas por meio da entidade estão à qualificação profissional, divulgação e promoção das três rotas (Lençóis, Delta, Jeri) e melhoria da infra-estrutura. Dentre as demandas na área estrutural estão obras de estradas, saneamento, reforço energético e aeroportos.
O estatuto de funcionamento da Agência e um plano de ação já foram formulado por técnicos dos três Estados e Sebrae. O protocolo de intenções desse consórcio foi firmado pelos três governos, em abril de 2007, em Parnaíba (PI). Em julho do mesmo ano, foram definidos prazos para a formatação do estatuto e das ações previstas, durante reunião realizada na Secretaria do Turismo do Estado do Ceará (Setur).
Continua após a publicidade..
Como será a agência
A Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável será uma empresa interestadual que vai funcionar na sede do consórcio, em Parnaíba. A instituição será custeada pelos três Estados e funcionará como gerenciadora de toda a região. Cada órgão representativo do turismo do Piauí, Ceará e Maranhão vai indicar representantes para compor o conselho. O Piauí vai fazer isso em harmonia com os quatro municípios da região.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias