Período da Piracema

Ibama apreende 800 Kg de pescado em Santa Inês

O infrator em questão já vinha sendo investigado pelos fiscais do Escritório Regional do Ibama.

Atualizada em 27/03/2022 às 13h46

SANTA INÊS - Uma equipe de fiscalização do Ibama apreendeu nesta semana 800 quilos de peixes de água doce destinados à comercialização, no município de Santa Inês, durante o defeso da piracema (período reprodutivo das espécies). No período de 1º de dezembro a 31 de março está proibida a pesca nos rios maranhenses para fins comerciais, e os infratores estão sujeitos às penas previstas na Lei de Crimes Ambientais (9.605/98).

O infrator em questão já vinha sendo investigado pelos fiscais do Escritório Regional do Ibama de Santa Inês, e como conseqüência teve seu veículo apreendido e recebeu multa de R$ 8,7 mil pelo ato praticado. Os peixes foram doados a uma comunidade carente no município de Araguanã (MA). Na semana passada, a fiscalização já havia apreendido duas toneladas de pescado de várias espécies em uma operação em feiras e mercados da cidade.

Características do período: "Piracema", em tupi, quer dizer "saída dos peixes para a desova". Dias mais quentes, chuvas mais freqüentes e água mais oxigenada são alguns dos sinais de que o período reprodutivo dos peixes está chegando. Machos e fêmeas espalhados pelos rios, lagos, baías e áreas de alimentação saem para a calha dos rios e deslocam-se centenas de quilômetros, formando cardumes que se dirigem às áreas de desova, onde estarão próximos, maduros e prontos para o acasalamento. Durante a piracema, os peixes tornam-se presas fáceis.

A viagem de centenas de quilômetros os deixa extenuados, e muitos pescadores aproveitam-se dessa fragilidade para capturá-los facilmente, e em grandes quantidades. Agindo desse modo, interferem em todo o processo de perpetuação da espécie e renovação dos estoques pesqueiros, que será sentido na diminuição do tamanho dos peixes e na quantidade disponível para a pesca nos anos subseqüentes. Por isso é tão importante a proteção dos peixes na época da piracema.

ASCOM/IBAMA/MA

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.