Matões

Preso homem que aplicava o golpe do empréstimo

Acusado de enganar, pelo menos, vinte aposentados na cidade de Matões, no Maranhão.

Portal AZ

Atualizada em 27/03/2022 às 13h46

MATÕES - Acusado de enganar, pelo menos, vinte aposentados na cidade de Matões, no Maranhão, o lavrador Valdemar Ximenes de Sousa, 41 anos, foi preso no final da tarde de ontem (23/01), quando se preparava para lesar mais dois idosos no conhecido “golpe do empréstimo”.

A prisão foi efetuada pelo delegado regional, Francelino de Jesus. Ele estava em Matões, quando descobriu que a aposentada Edite Inês da Conceição, 69 anos, reclamava que havia sido enganada. Francelino tomou o depoimento da mulher e, de imediato, solicitou ao juiz Josemilton Barros (da Comarca de Matões), a prisão do acusado.

Uma hora depois a prisão estava decretada, e em poucos minutos o acusado foi localizado e preso. No depoimento, Valdemar confessou que enganou 20 aposentados e pensionistas, todos daquela cidade.

Ele tinha facilidade de aplicar o golpe porque mora na região e é conhecido de todos. Valdemar, na hora da prisão, estava com a documentação de dois aposentados, que seriam as próximas vítimas.

O acusado pegava a documentação dos aposentados e fazia o empréstimo. O dinheiro caia em uma conta aberta por ele. Para os aposentados, ele dizia que o empréstimo não tinha dado certo, mas seis meses depois os descontos começavam a aparecer no benefício das vítimas.

O delegado Francelino já sabe que Valdemar encaminhava a documentação das vítimas para uma pessoa que se encarregava de agilizar o andamento dos empréstimos em São Luís. “Agora estamos investigando essa conexão”, afirma.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.