Educação

PROERD forma turma em Codó

Acélio Trindade - Codó

Atualizada em 27/03/2022 às 13h49

CODÓ - Foi encerrada nesta quarta-feira (12), mais uma etapa do curso de formação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD – desenvolvido pela Polícia Militar em Codó.

Durante seis meses cada turma beneficiada passa por um treinamento completo, como explicou sargento Fortes, coordenador do Proerd no município. “Nós trabalhamos as noções de cidadania, a forma que os alunos tem para que resistam às ofertas de drogas, envolvimento familiar. Na verdade nós trabalhamos o aluno para que ele seja no futuro um adolescente, um adulto que saiba resistir as pressões do dia-a-dia e a oferta de drogas”, disse.

Nesse semestre 195 alunos de quarta e quinta série participaram do curso, todos de escolas particulares. Em anos anteriores, foram as escolas públicas as atendidas. “Porque já há três anos o programa não era levado, exclusivamente, às escolas particulares e nesse semestre de 2007 nós procuramos levá-lo à estas escolas”, justificou o major Ruy Fernandes, comandante da PM em Codó.

Exemplos de bons resultados não faltam nestas solenidades de encerramento quando todos recebem o diploma de participação, cantam a música e fazem o juramento do programa. A pequena Mariana França aprendeu a se proteger. “Aprendi a não ser violenta, não me drogar, não ficar alcoólatra, porque logo na primeira vez que a gente usa podemos ficar viciados”, disse Mariana que estava acompanhada da mãe Carla França, bancária, que não escondia a felicidade. “Eu me sinto super feliz porque hoje em dia a gente trabalha muito, tem pouco tempo para se dedicar e prestar atenção e acompanhar os filhos mais de perto. E a gente sabendo que a Policia Militar trabalha com isso, eu já me sinto mais tranqüila. Sabendo que ela já tem esta conscientização fica mais fácil para acompanhar, então hoje estou muito feliz”, disse a mãe.

Desde 2003, de acordo com o comandante da PM, Major Ruy Fernandes, mais de 1.300 crianças passaram pelas aulas do Proerd em escolas públicas e privadas. Ano que vem o programa continua e deve chegar à outros municípios abrangidos pela Nona Companhia Independente. “Apesar de nós termos apenas um instrutor do Proerd, mas o comando da Polícia Militar já está viabilizando um novo curso em São Luís, pretendemos formar mais três instrutores para levar o programa também para as cidades de Coroatá, Timbiras e peritoró que também fazem parte da nossa companhia”, anunciou o major.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.