Religiosidade

Termina festejo de Santa Bárbara em Codó

O evento é realizado pelo umbandista, Bita do Barão de Guaré, que mantém a tradição a mais de 50 anos.

Acélio Trindade, para o Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h50

CODÓ - Terminou ontem, 04, com um ritual às margens do Rio Itapecurú o festejo em homenagem à Santa Bárbara realizado pelo umbandista, Bita do Barão de Guaré, que mantém a tradição a mais de 50 anos.

Procissão de oferendas

No último dia do festejo uma procissão sai pelas ruas da cidade. Dezenas de filhos e filhas de santo de Bita carregam consigo oferendas dirigindo-se ao Itapecurú. São bebidas, bolos, flores. Na chegada, um barco espera. Janaína, filha do umbandista, herdeira do império de Barão de Guaré, vestida de Iemanjá, na umbanda a rainha das águas, sai navegando pelo rio jogando as oferendas na água.

Ao retornar traz apenas uma grande bacia cheia de bilhetes. São pedidos feitos à Iemanjá.”Os pedidos são entregues à rainha das águas Iemanjá vindo de pessoas que estão fazendo-os e com a vibração dela sempre, no próximo ano, retornam aqui trazendo-os novamente porque estão vendo que a cada ano eles são realizados pela nossa gloriosa mãe Iemanjá”, Explicou Janaína.

Pedidos à Iemanjá e benzimento

O ritual se completa com Bita do Barão benzendo centenas de pessoas que formam filas e vêm dos mais diversos Estados brasileiros. Entre os mais presentes estão Piauí, Bahia, Ceará e Pará. Os políticos estão são sempre presença marcante no ritual que consiste em entrar na água e ser molhado e benzido pelo umbandista.

A professora, Ana Lúcia, de Teresina se diz freqüentadora assídua da Tenda Espírita de Umbanda Rainha Iemanjá.”Eu estive aqui em outras festas e gostei”, justificou a educadora que falou sobre o ato de estar na água com Bita do Barão pela primeira vez.”Desse ritual foi a primeira vez e foi algo assim glorioso, foi ótimo. A gente aproveita e faz pedidos, só coisas boas”, disse com ar de alegria a professora.

O festejo

O festejo de Santa Bárbara é sempre o segundo que Bita do Barão realiza todos os anos. O primeiro, e maior, acontece sempre no mês de agosto durante uma semana. Este ano, o de Santa Bárbara também foi marcado por uma noite especial oferecida pelo pai de Santo à suas seguidoras em comemoração dos 50 anos da tenda. Também houve a tradicionalíssima Dança do Fogo, apresentada por Bita do Barão incorporado (como se diz na umbanda) em Iansã. O festejo começou no último dia 25 de novembro, encerrando-se ontem, 04.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.