CODÓ - Aconteceu ontem (14), no centro da cidade de Peritoró, a II Feira de Leitura, intitulada Juntos Vamos Ler. 12 escolas das zonas rural (São João das Neves, Feliz Lembrança e Levada) e urbana desenvolveram atividades durante semanas até chegar a culminância do projeto em praça pública.”Nós levamos o nosso projeto para as escolas, juntamente com diretores e professores. Foi realizado o trabalho nas escolas e hoje, pra finalizar, acontece esta belíssima feira de leitura”, ressaltou a secretária de educação do município Terezinha de Jesus Oliveira.
Bela pela criatividade demonstrada por crianças e professores no desenvolvimento do hábito da leitura, finalidade maior da feira.
A professora Maria Helena Almeida de Silva, levou para a feira o jogo de dados.”Jogamos e a palavra que estiver em cima será lida pela criança. Nós podemos utilizar o mesmo método para matemática, ciências e assim sucessivamente. Da mesma forma o jogo de boliche com as garrafas, derrubou tem que ler”, explicou a professora ladeada de interessados pela brincadeira.
Continua após a publicidade..
Os professores da escola São João das Neves trouxeram a idéia de incentivar o desenvolvimento de histórias a partir da visualização de imagens, desenhos coloridos. O pequeno Carlos Eduardo Feitosa Lima, de 8 anos de idade, adorou, construiu sua história com cigarras e definiu no final.”A gente aprende a ler, fazer história e respeitar os outros, ser educado”, disse.
Outra prova do sucesso da II Feira foi a interpretação teatral de algumas crianças, como as que pertencem à escola de Feliz Lembrança que apresentaram a peça Branca de Neve e os sete anões. Elas leram a história e foram além, conseguiram assimilar e interpretar.”O que nós queremos é fazer da leitura um hábito constante na vida desses estudantes, daí porque fazer, sem qualquer dúvida, outras feiras como esta”, disse o prefeito de Peritoró Josias Lima Oliveira, presente no evento.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.