Política

Deputado defende nomeação de maranhense para o TST

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 13h51

SÃO LUÍS - O deputado Waldir Maranhão (PP-MA) defendeu hoje (14) a indicação da desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão, Kátia Arruda, para o Tribunal Superior do Trabalho. A nomeação depende do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que recebeu uma lista de três nomes escolhidos em votação secreta pelo Plenário dos ministros do TST.

Kátia Arruda, que poderá assumir a vaga do ministro aposentado Gelson de Azevedo, respondeu por quatro anos consecutivos pela Corregedoria do TRT do Maranhão. Ela concorre com os desembargadores trabalhistas Maria Doralice Novaes, da Segunda Região do TRT de São Paulo e Cláudio Mascarenhas Brandão, da quinta Região, que fica na Bahia.

Professora da Universidade Federal do Maranhão e doutoranda em Políticas Públicas, Kária Arruda é cearense, mas adotou o Maranhão para fazer a correira profissional. Desde setembro, a desembargadora ocupa interinamente uma vaga de ministra no TST. "Podemos dizer que a simples convocação para esta importante tarefa, embora interina, é uma credencial e uma referência de sua grande capacidade profissional".

Waldir Maranhão observou que a nomeação vai ampliar a bancada atual de apenas quatro mulheres com assento num colegiado de 23 ministros no TST.

"É preciso melhorar o equilíbrio especialmente nas cortes superiores", disse ele. Mais de 40% da base do Poder Judiciário é composto por mulheres magistradas, no entanto ainda há poucas na cúpula desse poder.

A advogada Kátia Arruda tem em seu currículo vários livros de conteúdo jurídico publicados, entre eles "A exploração de Trabalho de Crianças no Brasil", que teve ampla repercussão na década de1990. Também escreveu "Dos Direitos Humanos aos Direitos Fundamentais", em co-autoria, e também "Direito Constitucional do Trabalho".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.