SÃO LUÍS - O blog do jornalista Marco d'Éça publicou, nesta segunda-feira (5), a informação de que vinte municípios do Maranhão apresentaram queda no Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb) entre os anos de 2005 e 2007, conforme dados do Ministério da Educação.
Entre estas cidades está a capital, São Luís, que ocupava a 2ª posição, tanto na educação de 1ª a 4ª séries quanto na de 5ª a 8ª Series, e caiu para 11° e 54° lugares, respectivamente.
No Maranhão, o melhor índice do Ideb foi registrado pelo município de Alto Alegre do Pindaré.
Além de monitorar o andamento da qualidade educacional e o impacto das políticas direcionadas à educação pública, o Ideb foi utilizado para identificar os mil municípios com piores indicadores de qualidade de ensino.
O Índice analisa as redes municipais de ensino e já fez projeção para os próximos 14 anos, que serão as metas a serem alcançadas pelos secretários municipais de Educação.
Para o presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, Gastão Vieira (PMDB), o índice serve para estimular os municípios a melhorar a qualidade do ensino.
São Luís ocupava a 2ª posição no ranking. Agora, no ensino de 1ª a 4ª Séries perde para 10 municípios e empata com outros cinco na 11ª posição.
No que se refere ao ensino de 5ª a 8ª, a posição é ainda pior, na 54ª posição, empatado com 16 municípios.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.