Seminário Monitoramento da Bacia do Rio Munim em Mata Roma

Atualizada em 27/03/2022 às 13h54

SÃO LUÍS - A Bacia do Munim está passando por um processo acelerado de uso e ocupação do solo que precisa ser monitorado, questionado, disciplinado e reordenado. A adoção de um modelo de desenvolvimento pautado no monocultivo/agroexportador - a implantação de grandes projetos de agricultura mecanizada como soja, plantio de e cana-de-açúcar, no turismo predatório e na dragagem de areia nas suas margens, entre outras formas de degradação da Bacia requer uma ação sistemática e articulada das organizações e um diálogo permanente e propositivo com o poder público.

No entanto, o que se observa é o agravamento do quadro de degradação dos corpos hídricos sem que o Estado implemente medidas contundentes para efetivar a política pública estabelecida para este setor pois não dispõe de infra-estrutura institucional, legal, operacional e de pessoal, em número e em qualidade, compatível com a demanda.

Diante desta situação se faz necessário mobilizar e capacitar as comunidades e organizações de base para que compreendam melhor esses processos, assumindo o que lhes cabem nesse conjunto de esforços, mas principalmente, oferecendo ferramentas para exigir do Estado suas obrigações e responsabilidades.

Continua após a publicidade..

Este Seminário tem como principal objetivo as discussões destes elementos e propor uma agenda comum entre as organizações participantes e órgãos do poder público.

Local: Escola Rolindo Garreto – Mata Roma/MA

Data: 13 de outubro de 2007

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.