Crianças de São João Batista ganham espaço no fórum da comarca

Atualizada em 27/03/2022 às 13h54

SÃO JOÃO BATISTA - As crianças de São João Batista estão mais próximas do Judiciário local. Desde julho passado elas ganharam no prédio do fórum da comarca um espaço próprio dotado de brinquedoteca, televisão, dvd e acompanhamento de monitora especializada para orientá-las nas brincadeiras e atividades recreativas.

Nesta quinta-feira, 11, para comemorar o Dia das Crianças, alunos de quatro escolas municipais passaram o dia no Cantinho da Criança, como foi batizado o local, onde assistiram a filmes, encenaram peças teatrais, participaram de jogos infantis e foram brindados com doces e pipoca. A ação foi possível graças à parceria com a Secretaria de Educação do município.

Segundo a juíza da comarca, Laysa de Jesus Martins Mendes, a idéia da instalação surgiu da necessidade de destinar às crianças que iam acompanhar os pais nas audiências, sobretudo nas questões relacionadas à família, um espaço em que não tivessem que presenciar as discussões, nem sempre tranqüilas, que ocorriam entre as partes dos processos. "Era angustiante ver as crianças assistindo àquelas cenas, sem termos um local adequado e seguro para encaminhá-las", explica a juíza.

Com determinação e iniciativa, a magistrada equipou, a partir de doações da comunidade, do corregedor-geral de Justiça, desembargador Raimundo Cutrim, e do presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Jorge Rachid, uma sala do fórum que não era utilizada, com equipamentos e ambientação infantis. Em seguida, solicitou à Prefeitura de São João Batista a cessão de uma servidora, especializada em recreação, para trabalhar exclusivamente no acompanhamento das crianças.

O projeto deu tanto certo que atualmente crianças da cidade inteira vêm para o local somente para brincar, estando ou não acompanhando pais envolvidos em processos. "Com isso, estamos aproximando o Judiciário da comunidade, reduzindo o estigma de que o juiz é um ser distante e alheio aos problemas do cidadão comum", afirma Laysa Martins Mendes.

As informações são da Corregedoria Geral da Justiça.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.