CODÓ - Uma recepção para ficar na história, digna de um grande atleta. E o homenageado de sábado, 15, é mesmo este atleta merecedor de todas as honras, aplausos e felicitações dos codoenses. Nos referimos à José Carlos Moreira, que dia 28 de setembro vai está completando 24 anos de idade. Moreira, como aqui é chamado, ganhou uma medalha de ouro nos jogos Pan-Americanos 2007 (Rio de Janeiro). É, sem qualquer dúvida, o primeiro codoense da história deste município a conseguir tal feito.
O atleta e a bandeira de Codó
No último sábado, 15, o atleta de ouro foi recepcionado por dezenas de seus conterrâneos na entrada de Codó, de onde partiu em carro aberto passando por várias ruas e avenidas de nossa cidade (Santos Dumont, Augusto Teixeira, Afonso Pena, Av. São Benedito, Av. 1o. de Maio e César Brandão). José Carlos Moreira carregava orgulhosamente a bandeira de Codó e, sempre com muita simpatia, acenou, jogou beijos, soube ser grato pelo que via."Tô me sentindo muito feliz por está sendo recebido assim aqui na minha cidade" afirmou o atleta.
Povo demonstra gratidão e respeito
Só parou para receber um abraço do industrial, Francisco Carlos Oliveira, depois seguiu numa grande carreata sob olhares emocionados por onde passava."Essa iniciativa por parte da população demonstra gratidão, respeito. Tudo isso e muito mais" disse a doméstica Maria Gorete da Costa Sousa, que acompanhava a passagem do atleta. A família esteve o tempo todo ao lado do medalhista e nao escondia a satisfação pela conquista do filho mais ilustre e a recepção calorosa da população.
"Eu agradeço à Deus por ter dado esse destino ao meu filho. Me sinto emocionado, tem hora que me sinto até sem fôlego pra falar" afirmou José Conceição Moreira, pai de José Carlos, que chegou a confessar que queria o filho carpinteiro, como ele.
'Ele agora é filho do Brasil' doz secretário-adjunto
José Carlos veio acompanhado de São Luís por grandes codoenses como Raimundo Pereira, presidente do SINDSEP-MA e pelo secretário-adjunto estadual de Esportes, professor Eduardo Teles."Ele é um filho de Codó, que agora é um filho do Brasil. José Carlos Moreira representa hoje a dedicação do mais pobre, daquele que encontra no esporte uma maneira de se superar. Ele tem as cores do Maranhão, ele tem as cores do Brasil" frisou o secretário-adjunto estadual de esportes. Entre os políticos codoenses que prestigiaram a chegada do atleta estava Zito Rolim, que fez parte da carreta até o final.
Continua após a publicidade..
Vizinhança se emociona
O medalha de Ouro no revezamento quatro por 100, do Rio 2007, pediu para ir a pé ao chegar na rua César Brandão, onde morava com os pais antes de chegar a integrar uma equipe olímpica. Foi o ponto alto de sua recepção, a rua inteira parou para vê-lo, abraçá-lo e até chorar como fazia a agente comunitária de saúde, Luzimar Menezes."É muita emoção.
É um exemplo para todos os jovens, é um exemplo maravilhoso pra toda Codó. Isso me faz chorar mesmo" disse Dona Luzimar, que é vizinha da família Moreira.
Lágrimas no reencontro com Joubert Cardoso
José Carlos só não conteve as lágrimas ao reencontrar, em sua caminhada pela César Brandão, seu primeiro treinador e incentivador, Joubert Cardoso. Seu pensamento foi ao passado."Porque só eu sei o que eu passei com ele, só eu sei o que a gente passou juntos" declarou o atleta. Já o treinador, foi mais uma vez, um torcedor fanático."Eu disse à ele que era possível, ele acreditou e deu certo. Agora é seguir em frente. Eu só quero a felicidade dele" ressaltou Joubert Cardoso.
Agora férias, ano que vem mais medalhas na China
Ano que vem José Carlos Moreira vai estar na olimpíada de Pequim, na China, representando o Brasil e a garra dos codoenses, em especial. Agora ele vai curtir os dias de férias ao lado da família e dos amigos."Vou aproveitar bastante, visitar todos os meus amigos, meus familiares. Espero que todos tenham a oportunidade de ver minha medalha e que, com isso, venha mais incentivo pra gente crescer e montar outra equipe aqui para termos novos destaques" concluiu o velocista de ouro de Codó.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias