Música Erudita

Pianista Arthur Moreira Lima se apresenta em Codó

No Maranhão foi a décima apresentação. Ele já passou por cidades como Timon, Caxias e Coroatá.

Acélio Trindade - para o Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h56

SÃO LUÍS - Aconteceu ontem na praça Ferreira Bayma, centro de Codó, a partir das 19:30hs, o espetáculo "Um piano pela estrada. Nos Caminhos de JK" do internacional pianista Arthur Moreira Lima. No Maranhão foi a décima apresentação após já ter passado, em nossa região, por Timon, Caxias e Coroatá. Sobre o palco do caminhão-teatro que o acompanha desde 2003, quando o projeto foi iniciado, apresentou-se primeiro o cantor codoense Gilmário.

Depois Arthur Moreira Lima iniciou repertório com clássicos universais da música erudita compostos por compositores como Sebastian Bach, Beethoven, Mozart, Chopin e brasileiros como Villa-Lobos, Pixinguinha, Ernesto Nazareth e Luiz Gonzaga.

Arthur não gosta do termo "erudito" para classificar o estilo que toca desde seus seis anos de idade, quando iniciou aprendizado em piano no Rio de Janeiro, cidade natal dele."Eu nao gosto do termo Erudita, gosto de chamar de música clássica" e define o que seria "O que é clássico? é aquilo que foi abençoado pelo tempo" afirma. Sua virtuosidade e dedicação ao projeto encanta gente de todas as idades ao primeiro olhar e audição.

A jovem, Patrícia Pereira, de 12 anos, é um exemplo disso. Sentada próximo ao palco, mostrou-se encantada como o que assistira."Tá sendo assim incrível, maravilhoso. Achei belíssimo o trabalho dele, amei. Quando voltar pra casa, com certeza, vou querer sempre ouvir" frisou a garota.

Mas na platéia (formada por advogados, professores, funcionários públicos municipais, delegados, muitos aposentados e estudantes) muitos já haviam tido contato com a música clássica. O professor, Matuzalém Félix Ferreira, disse ter vivido um momento especial uma vez que já acompanha o trabalho de Arthur Moreira Lima e outros grandes nomes da música instrumental."Pra mim é um momento importante assistir de perto este grande artista brasileiro. O fino da cultura está hoje aqui em Codó, para mim é um privilégio muito grande participar" afirmou o professor.

Arthur Moreira Lima explica que o objetivo do "Um Piano pela Estrada" é levar música de qualidade à uma população que dificilmente teria acesso à ela na maioria das cidades brasileiras e se dedica como se fosse tocar num grande teatro da Europa."Sempre tem alguém prestando atenção, toque para aquela pessoa. Essa é que é a minha teoria" ressaltou. No Maranhão, na apresentação da cidade de Alcântara marcada para 14 de setembro, o pianista completará 200 apresentações por intermédio desse projeto."É uma experiência única e eu nunca pensei que fosse dar tão certo, que fosse durar tanto tempo e cada vez mais eu to querendo ir a mais e mais lugares" afirmou.

A próxima apresentação será dia 08 de setembro em São Luís. Além de boa música o projeto leva, paralelamente, Um sorisso pela estrada. A responsável por esta parte é a esposa de Arthur, Margareth Monteiro Garrett e a filha do casal, ambas odontólogas. Em cada cidade as duas visitam uma escola onde fazem educação para higiene bucal."Temos um projeto de prevenção em saúde e é isso que nós levamos. O que fazer para se ter um belo sorriso desde a alimentação, nutrição, como escovar, noções de higiene que são importantes em qualquer idade" explicou Margareth.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.