SÃO LUÍS - Uma multidão lotou a Praça do Farol, em São Domingos do Maranhão, na tarde de sexta-feira, 6, para casamento comunitário que reuniu 806 casais da comarca e dos termos judiciários Formosa e Governador Luiz Rocha. O juiz corregedor José Bernardo Silva Rodrigues representou o corregedor-geral de Justiça, Raimundo Freire Cutrim. Autor do projeto Casamentos Comunitários, o desembargador Jorge Rachid Mubárack Maluf foi homenageado pelo juiz titular da comarca, Gilmar de Jesus Ewerton Vale. Promovida pela comarca, a cerimônia recebeu representantes políticos dos dois municípios, promotores e advogados.
A Lagoa do Zé Feio como cenário, casais de variadas idades disseram o "sim" aos juízes Gilmar Vale, Íris Danielle de Araújo Santos (Riachão), Ailton Gutemberg (Buriticupu), Joscelmo Sousa Gomes (Maracaçumé), Cristóvão Sousa Barros (Igarapé Grande), Thales Ribeiro de Andrade (Dom Pedro) e Josemilton Silva Barros (Santo Antonio dos Lopes).
O evento teve direito à execução do Hino Nacional, música, flores e cerca de 50 brindes doados pelos comerciantes locais – utilidades domésticas sorteadas entre os noivos. O casal mais novo, Francisco Matos de Sousa, 26 anos, e Keila Silva Nascimento, de 16, foi presenteado com um fogão. O mais idoso, Petronílio Bonfim de Andrade, 90 anos, e Raimunda Maria da Conceição, de 73, recebeu uma máquina de lavar roupas.
Jovens e idosos
O casal mais novo oficializava união de dois anos. Tem uma filha de um ano e a barriga da noiva denuncia gravidez de oito meses. Petronílio e Raimunda Maria oficializam 60 anos de vida em comum - "casados no padre", como definiram a relação que contabiliza 11 filhos, mais de 40 netos e "bem uns vinte e tantos bisnetos". O casal não lembra o total de descendentes.
Quem também perdeu a conta do número de netos e bisnetos foi o casal Joaquim Sebastião Rodrigues, 75 anos, e Joana Maria dos Santos, de 75, há 52 anos juntos e com 9 filhos. Dos netos e bisnetos "teria que ter uma hora só para contar", afirma a noiva.
Noivas grávidas, outras acompanhadas de filhos e netos, algumas a caráter – com
vestido branco e véu – e duas funcionárias do fórum deram um toque especial à festa . Uma delas, Francisca Elziene Silva Araújo, 26 anos, empolgou-se e tornou oficial a relação de 6 anos com Marlefonso Vieira Freire, de 23, com quem tem dois filhos.
Recorde
De acordo com o Gilmar Vale, São Domingos do Maranhão registrou o recorde de casamentos comunitários no Estado com cerimônia realizada em 1999, quando cerca de 2000 casais oficializaram união. Para o magistrado, o projeto que traz benefícios a classes sociais diversas,funciona como instrumento de cidadania ao promover a instituição, que é um dos pilares da sociedade, aos que não têm condição financeira.
O juiz destacou o integral apoio da Corregedoria Geral de Justiça e do corregedor Raimundo Freire Cutrim, que mantém o compromisso de dar continuidade ao projeto dos casamentos nas comarcas do Estado.
As palavras do magistrado foram endossadas pelo juiz corregedor José Bernardo Silva Rodrigues. Falando em nome do corregedor-geral de Justiça, ele ressaltou a importância do projeto, que conta com o apoio integral da CGJ e favorece cidadãos de todos os municípios do Estado.
Em discurso, o desembargador Jorge Rachid Mubárack Maluf afirmou que a sociedade maranhense é a que mais respeita o casamento. Destacou, em particular, a comarca de São Domingos do Maranhão e o casamento comunitário que representou um recorde na época (1999). O magistrado também enfatizou que o binômio Cidadania e Justiça deve ser sempre respeitado.
Informações da Corregedoria Geral da Justiça
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.