Crime

Filho mata mãe com golpes de machado em São João dos Patos

A idosa foi morta com o machado que cortava lenha, quando dormia numa cadeira, após o almoço.

Portal Meio Norte

Atualizada em 27/03/2022 às 14h00

TERESINA - A dona-de-casa Rosita Rodrigues dos Santos, 66 anos, foi assassinada a golpes de machado desferidos pelo próprio filho Nivaldo Rodrigues dos Santos, 40 anos. A ocorrência foi no município de São João dos Patos (MA), sendo que a idosa ainda foi trazida com vida para o Pronto-Socorro do Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina, mas não resistiu. Segundo familiares, a vítima tinha acabado de almoçar, após ter alimentado o criminoso, que morava com ela.

No momento em que ela cochilava na cadeira, como de costume depois do almoço, o acusado Nivaldo Rodrigues pegou o machado que a mãe utlizava no dia-a-dia no corte de lenha para matá-la.

Os vizinhos ainda ouviram barulho dentro da casa da vítima e chamaram uma filha dela que mora nas imediações para socorrê-la, mas quando arrombaram a porta da casa já era tarde demais, a idosa sangrava sentada na cadeira, desmaiada, depois de sofrer dois fortes golpes de machado na testa.

Rosita Rodrigues era mãe de dez filhos, bastante conhecida em São João dos Patos, onde trabalhou durante toda a vida quebrando coco para sustentar a família, pois não morava com o marido.

O crime abalou a pacata cidade onde ela vivia e tinha muitos amigos. A família informou que a idosa gostava do filho Nivaldo Rodrigues, tanto que quebrava coco para sustentá-lo mesmo depois de adulto e de um casamento frustrado do mesmo que culminou em separação e também depois de Nivaldo ter saído da cadeia acusado de matar um desafeto com um tiro de espingarda.

"O Nivaldo só pode é estar com problema mental. Minha mãe cuidava muito bem dele e ele fez uma coisa dessa com ela. Estamos todos abalados, ninguém esperava ele fazer isso com a mamãe, que era uma mulher trabalhadora, fazia tudo pelos filhos, principalmente por ele, que até o dia do crime ainda era sustentado por ela", conta a dona-de-casa Carmina dos Santos Silva, filha de dona Rosita Rodrigues. Carmina teme que o irmão faça mais vítimas. "Quando eu chegar a cidade de São João dos Patos, vou conversar com as autoridades para saber se o Nivaldo precisa ser internado em hospital que cuida de gente com problema mental. Ele nunca foi internado nesse tipo de hospital, mas pelo crime que praticou agora, tudo indica que está doente da cabeça. Ele não pode voltar para casa", conta a irmã.

A dona-de-casa Carmina dos Santos disse que seu irmão Nivaldo foi preso horas depois de praticar esse crime. "Quando eu e os vizinhos entramos na casa da mamãe, ela estava desmaiada na cadeira e com o sangue derramando. Enquanto isso, o Nivaldo estava calmo, calado, bebendo um copo d`água como se nada tivesse acontecido", comenta Carmina dos Santos, acrescentando que o irmão não tinha motivo para matar a mãe. Na tarde de ontem, Carmina aguardava a liberação do corpo da mãe, no Instituto de Medicina Legal (IML), em Teresina, onde foi realizado o exame cadavérico.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.