Campanha de vacinação contra raiva em São José de Ribamar

Atualizada em 27/03/2022 às 14h02

SÃO LUÍS - Com o objetivo de vacinar 16.723 cães e 4.788 gatos, a Prefeitura de São José de Ribamar, através da Secretaria Municipal de Saúde, está desenvolvendo em toda a cidade a campanha municipal de imunização contra raiva.

Prevista para ser encerrada no próximo dia 28, a campanha teve seu dia D no último sábado (05), quando foram vacinados, em 70 postos instalados em diversos bairros do município, 7.113 cães e 2.237 gatos.

De acordo com Mágela Conceição Gonçalves Oliveira, coordenadora da Vigilância Sanitária Municipal, a vacinação está sendo feita de forma emergencial em todos os municípios da Região Metropolitana de São Luís, por determinação do Ministério da Saúde, que considera a área como de alto risco para a incidência da raiva canina.

Com base nos números alcançados até o momento, ela previu que a meta estabelecida pela prefeitura ribamarense será alcançada até o dia 28.

Mágela Oliveira explicou que a vacinação ante-rábica em São José de Ribamar foi intensificada em 2005, primeiro ano da administração Luís Fernando Silva (DEM).

Segundo ela, o trabalho foi intensificado visando combater os efeitos da doença em seres humanos. Até o momento, não foi registrada nenhuma ocorrência desse tipo.

“O não registro de infecção de seres humanos demonstra que o trabalho solicitado pelo prefeito Luís Fernando está surtindo um ótimo efeito”, disse Mágela.

"Na última segunda-feira, iniciamos a fase voltante da campanha propriamente dita, porque passamos a utilizar os agentes comunitários de saúde e os guardas de endemias, que nos foram cedidos pela Fundação Nacional de Saúde", completou a coordenadora, acrescentando que a imunização passará a ser realizada no Maranhão todos os anos no mês de maio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.