SÃO LUÍS - Como resultado da parceria entre a Usina Hidrelétrica Estreito (UHE Estreito), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e prefeituras da região onde será construída a hidrelétrica, acontece, nesta terça-feira, dia 3 de abril, a formatura de mais 135 alunos dos cursos profissionalizantes oferecidos nos municípios do Tocantins, Aguiarnópolis, Palmeiras do Tocantins, Darcinópolis e Filadélfia, e das cidades do Maranhão, Carolina e Estreito.
A entrega dos certificados está marcada para 17h, no balneário Recanto da Natureza, na BR-153, no sentido da saída de Estreito para Carolina. Ônibus fretados pela UHE Estreito levarão os alunos para o local onde será realizada a solenidade, que contará com a presença de representantes da Hidrelétrica, prefeitos, autoridades políticas e empresariais dos municípios, além de professores e familiares dos formandos.
A Hidrelétrica Estreito antecipou o início dos cursos de capacitação profissional, visando aumentar as chances de contratação da população local. Durante os cursos, os alunos tiveram aulas teóricas e práticas, ministradas com a metodologia de educação profissional do Senai. Após mais de um mês de aulas, realizadas em escolas municipais e na unidade móvel do Senai, os formandos concluíram os cursos de Informática, Carpinteiro de Forma, Armador de Ferragem, Soldador Elétrico e Eletricista. A parceria da Hidrelétrica Estreito, Senai e prefeituras já beneficiou, ao todo, 277 novos profissionais da região onde a UHE Estreito atua, no Maranhão e Tocantins.
O potencial aproveitamento dos formandos, na construção da hidrelétrica, demonstra a importância dos cursos para o desenvolvimento social da região. Boa parte dos trabalhadores está sendo contratada pelas empresas que prestam serviço para a hidrelétrica. Para elevar o número de contratações, a UHE Estreito está disponibilizando a relação de todos os capacitados para as empresas prestadoras de serviços que estão na região. Atualmente, as empresas trabalham na implantação do canteiro de obras, que envolve os serviços de cercamento da área, supressão vegetal e terraplanagem do terreno, além das obras civis de construção dos blocos de alojamentos, refeitório, escritórios, dentre outras estruturas que formam a base do canteiro. O objetivo da hidrelétrica é priorizar a população local na contratação de profissionais, trazendo de outras localidades apenas a mão-de-obra não encontrada nos municípios.
Empreendimento
A UHE Estreito é, atualmente, o maior projeto hidrelétrico em curso no país, e irá gerar 1.087 megawatts de energia. O empreendimento abrange os municípios de Aguiarnópolis, Palmeiras do Tocantins, Babaçulândia, Barra do Ouro, Darcinópolis, Filadélfia, Goiatins, Itapiratins, Tupiratins e Palmeirante, no Tocantins, e Carolina e Estreito, no Maranhão. No que se refere ao processo de licenciamento ambiental, a UHE Estreito obteve do Ibama, em dezembro de 2006, a Licença de Instalação (LI) que autoriza o início das construções. O documento foi concedido após a aprovação, pelo Ibama, do Projeto Básico Ambiental (PBA) do empreendimento.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.