SÃO LUÍS - O Ministério Público vai solicitar ao Tribunal de Contas do Estado uma investigação rigorosa sobre a situação financeira do município de Presidente Vargas. Há indícios de irregularidades na aplicação de recursos públicos, antes mesmo do assassinato do prefeito Raimundo Bartolomeu.
As contas do prefeito assassinado do município de Presidente Vargas, Raimundo Bartolomeu dos Santos Aguiar, o Bertim, exercício de 2006, serão objeto de inspeção ou Tomada de Preços Especial por parte do Tribunal de Contas do Estado. A informação é do presidente do TCE, Edmar Cutrim.
Por determinação do presidente do TCE, Edmar Cutrim, as contas em questão terão prioridade na análise tão logo seja encerrado o prazo final para entrega, das prestações de contas, no próximo dia 16. Se as contas forem entregues dentro do prazo, o procedimento adotado será de Inspeção. Caso isso não ocorra, será realizada Tomada de Contas Especial.
- Nos dois casos, as contas serão apreciadas in loco com o rigor de sempre - garante o presidente do TCE.
As contas da prefeitura de Presidente Vargas já estavam sendo investigadas antes mesmo do assassinato do prefeito Raimundo Bartolomeu Aguiar - o Bertim. O Ministério Público havia descoberto irregularidades na aplicação dos recursos do município e na contratação de servidores.
Depois da morte de Raimundo Bartolomeu surgiram novas denúncias. Agora, o atual prefeito Gonzaga Júnior tenta descobrir o tamanho do rombo nas contas do município. Ele alega que não tinha participação na administração anterior. O Tribunal de Contas do Estado deve ser acionado para fazer uma auditoria na prefeitura de Presidente Vargas.
O Ministério Público quer a ajuda não só do Tribunal de Contas do Estado. Se também for comprovado o desvio de verbas do Fundef e do SUS, a Polícia Federal pode assumir parte das investigações.
O promotor de justiça da Comarca de Vargem Grande, Benedito Coroba diz que se as irregularidades forem comprovadas, o prefeito assassinado não será o único a ser responsabilizado.
* Com informações do Tribunal de Contas do Estado.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.