Começa hoje a construção da Usina Hidrelétrica Estreito no Maranhão

Primeira etapa do serviço envolve 3 municípios maranhenses e Tocantinenses

Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h08

SÃO LUÍS - O Consórcio Estreito Energia (Ceste), concessionário da Usina Hidrelétrica Estreito, inicia hoje as obras do empreendimento nos municípios de Estreito, no Maranhão, Palmeiras do Tocantins e Aguiarnópolis, no Tocantins.

Inicialmente será preparado o local onde será instalado o canteiro de obras, compreendendo a construção de acessos internos, alojamento para mil pessoas, refeitório, área de lazer e escritórios, além de serviços de terraplanagem e supressão de vegetação e construção do aterro sanitário em Estreito.

Esta etapa das obras está planejada para durar três meses e envolverá uma equipe de 100 profissionais, incluindo engenheiros, técnicos e operários. Todo o trabalho será acompanhado por técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), além de biólogos, arqueólogos e veterinários da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) e da Universidade Católica de Goiás (UCG). A idéia é que os profissionais acompanhem todo o trabalho de forma a preservar a fauna, flora e arqueologia da região.

CANTEIRO

Com uma extensão de 1.300 hectares, o canteiro de obras é o local onde se concentrarão os serviços de construção da Usina Hidrelétrica Estreito, que deverão ser realizados em três anos. A previsão é que o enchimento do reservatório seja iniciado em julho de 2010 e em setembro do mesmo ano comece a operar a primeira das oito turbinas geradoras de energia.

A hidrelétrica deve estar em pleno funcionamento em junho de 2011. Durante a fase de implantação do empreendimento, serão gerados cerca de 22 mil empregos, entre diretos e indiretos, e o Ceste priorizará a contratação da mão-de-obra local.

O projeto da Usina Hidrelétrica Estreito está orçado em R$ 3 bilhões, com capacidade para gerar 1.087 megawatts de energia, sendo, portanto, o maior empreendimento de geração de energia elétrica em curso no Brasil. Além dos três municípios onde será instalado o canteiro de obras, o projeto abranje Carolina, no Maranhão, Babaçulândia, Barra do Ouro, Darcinópolis, Filadélfia, Goiatins, Itapiratins, Palmeirante e Tupiratins no Estado do Tocantins. Na cidade de Estreito ficarão as instalações destinadas à produção de energia elétrica (casa de máquinas).

MÃO-DE-OBRA

Para favorecer a contratação de mão-de-obra local e elevar o nível de qualificação dos moradores, o Ceste, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), está oferecendo cursos técnicos profissionalizantes de Armador de Ferragens, Carpinteiro de Forma, Pedreiro de Alvenaria, Instalador de Água e Esgoto, Eletricista Predial, Pintor de Obras, Soldador, Informática, Carpinteiro de Madeiramento e Secretariado.

O programa inclui treinamentos teóricos e práticos e foi adaptado para atender o público específico da região onde será instalada a Hidrelétrica Estreito e as demandas da construção do empreendimento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.