Alcântara terá Unidade de Ensino Descentralizado do Cefet este ano

Cidade histórica será um pólo de ensino do centro de educação tecnológica.

Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h08

ALCÂNTARA - Os alcantarenses já podem sonhar com um ensino técnico-profissionalizante na própria cidade. No segundo semestre deste ano, o município de Alcântara terá uma Unidade de Ensino Descentralizado (Uned) do Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (Cefet/MA).

A promessa foi feita pelo gabinete do ministro da Educação, Fernando Haddad, à prefeita Heloísa Leitão. A Uned está incluída no Plano Nacional de Expansão do Ensino Profissional e Tecnológico, gerenciado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC).

A cidade histórica de Alcântara será um dos pólos de ensino do Cefet que, até 2008, pretende ter um total de 11 unidades descentralizadas no estado – a de Imperatriz está em pleno funcionamento. Neste primeiro semestre, as Uneds de Zé Doca e Buriticupu já estarão funcionando em sedes provisórias – o Cefet já realizou, inclusive, o concurso para preenchimento do quadro de professores e técnicos administrativos. Al-cântara e Açailândia estão previstas para o segundo semestre.

VISITA

O diretor-geral do Cefet-MA, José Ferreira Costa, acompanhado pela representante do MEC, engenheira Fátima Torres, esteve em Alcântara para realizar a primeira visita técnica, onde estariam sendo escolhidos o prédio provisório e a sede da Uned do município.

Após uma primorosa vistoria, a equipe escolheu o prédio provisório – onde funcionava a antiga unidade de 2º Grau José Leitão – e está decidindo, entre dois casarões localizados na Rua Grande, qual será o melhor espaço para abrigar a sede da unidade.

“Vamos enviar outra equipe técnica para elaborar a planta baixa dos dois casarões. Assim, poderemos analisar qual dos espaços será melhor aproveitado para a implantação das salas de aula, laboratórios, complexo esportivo e setor administrativo”, revelou a representante do MEC, engenheira Fátima Torres.

“A cidade de Alcântara só terá a ganhar com a instalação de uma Unidade de Ensino Descentralizado do Cefet, que dará um estímulo maior aos nossos jovens e uma opção de preparo de qualidade para enfrentarem o mercado de trabalho, desenvolvendo habilidades e conhecimentos que poderão ser revertidos para o benefício do próprio município”, destacou o assessor técnico da Secretaria Municipal de Infra-estrutura, José Muniz, comentando que a Prefeitura cederá o prédio para a instalação da unidade do Cefet em Alcântara.

O diretor do Cefet, José Ferreira Costa, informou que as Uneds deslocam para as cidades toda a estrutura de um Cefet. Elas não são totalmente dependentes da sede em São Luís, mas têm vida própria.

A segunda etapa para a iNstalação da Uned de Alcântara - depois da escolha dos prédios – será a contratação de professores e do quadro de técnicos administrativos. “Para isso, temos que aguardar a ordem de concurso dada pelo Ministério da Educação, que deverá sair em meados de março. Só então, poderemos elaborar o concurso, preencher o quadro de professores, idealizar os cursos que serão oferecidos para o município e fazermos a seleção dos alunos”, enumerou o diretor-geral do Cefet.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.