SÃO LUÍS - O Ministério Público do Estado do Maranhão ofereceu denúncia contra o prefeito de São Luiz Gonzaga, Luiz Gonzaga Fortes Muniz Filho, conhecido por "Gonzaguinha" por não ter encaminhada à Câmara Municipal daquela cidade cópia de prestação de contas do exercício financeiro de 2005, embora tenha informado que tal documentação tivesse sido disponibilizada ao Poder Legislativo Municipal.
De acordo com o MPMA, o prefeito foi denunciado com base no artigo 299 do Código Penal por ter inserido documento falsa declaração. Gonzaguinha informou, quando protocolizou a prestação de contas de 2005 no Tribunal de Contas do Estado, que havia encaminhado cópia de documentação para a Câmara Municipal, fato que não ocorreu a presidenta do Poder Legislativo daquela cidade em resposta ao ofício encaminhado pela Promotoria da Comarca de São Luiz Gonzaga.
Além disso, o prefeito de São Luiz Gonzaga não permitiu a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da Administração pela Câmara Municipal, violando a Constituição que diz que todos os administradores e demais responsáveis pelos dinheiros, bens e valores públicos estão sujeitos a prestação de contas.
A denúncia do MPMA cita, também, a Lei de Responsabilidade Fiscal, que prevê o acesso às contas dos gestores públicos, como instrumento de transparência da gestão fiscal. Em seu artigo 49, a LRF diz que as contas apresentadas pelo chefe do Poder Executivo ficarão disponíveis, durante todo o exercício, no respectivo Poder Legislativo e no órgão técnico responsável por sua elaboração para que possa ser consultada pelos cidadãos. Acrescente-se também a Instrução Normativa do TCE que é expressa nesse sentido ao assegurar que o prefeito além de apresentar as contas até o dia 15 de abril deverá disponibilizar uma via da documentação ao Poder Legislativo.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério Público Estadual.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.