Juizados Especiais de Timon e Açailândia registraram o maior número de audiências

Atualizada em 27/03/2022 às 14h11

SÃO LUÍS - Em todo o Maranhão, foram agendadas 4.735 audiências no âmbito da Justiça estadual para o Dia Nacional da Conciliação, nesta sexta-feira, 8. Os juizados Especiais de Timon, com 151 audiências, e o de Açailândia, com 128, registraram os maiores números de agendamentos do Estado.

O juiz do Juizado Especial Cível e Criminal de Timon, Rogério Monteles da Costa, explicou que essa grande quantidade de audiências foi alcançada devido ao engajamento de todos os quatro juízes da comarca. O titular do Juizado, três juízes das varas de Timon e dois advogados conciliadores estão participando do dia da Conciliação.

Até as 10 horas da manhã, já tinham sido realizadas 49 audiências, com 19 acordos, ou seja, um índice de 39% de conciliação. Este número supera a média nacional, que é de 35%, mas está abaixo dos 70% pretendidos pelo Conselho Nacional de Justiça para o dia.

Na avaliação de Rogério Monteles, o evento "é muito positivo para a justiça e vai ajudar a desafogar bastante o acúmulo de processos". No Juizado de Timon tramitam atualmente 2.139 processos.

Continua após a publicidade..

Em Açailândia, o titular do Juizado Especial Cível e Criminal, Manoel Matos Araújo Chaves, buscou parcerias com a comunidade local para viabilizar as audiências. "A Prefeitura Municipal, o Ministério Público, a OAB e entidades comunitárias estão colaborando muito para o êxito do projeto", destaca.

Uma parceria com três faculdades de Imperatriz permitiu ainda a ampliação do número de conciliadores. São vinte, escolhidos entre alunos de Direito das instituições de ensino, que estão divididos em oito turmas de conciliação. "Esse movimento é muito relevante para a justiça estadual e pretendemos torná-lo permanente. Através dessa iniciativa podemos aproximar mais Judiciário e sociedade e resolver os conflitos de forma efetiva", analisa.

Com informações do Tribunal de Justiça

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.