Açailândia forma 610 alunos hoje

Atualizada em 27/03/2022 às 14h11

SÃO LUÍS - Hoje, às 18h, na quadra da Sedel, 610 açailandeses recebem seu diploma de conclusão de curso, após oito meses nas salas de aula do Vale Alfabetizar. O projeto formou, nos últimos dois dias, 1.210 alunos. A iniciativa do projeto é da Fundação Vale do Rio Doce (FVRD), em parceria com as prefeituras municipais, Centros de Ensino Superior e da Ong Alfabetização Solidária (Alfasol). Na noite de ontem, foi a vez de 600 moradores da região de Rosário, que se emocionaram com a solenidade de formatura que teve a presença de familiares e parceiros do projeto.

Os alunos da faixa etária entre 15 e 70 anos, em sua maioria, da zona rural dos municípios beneficiados, assistem as aulas em espaços alternativos adaptados para o acesso ao conhecimento como igrejas, associações e até mesmo bares. Além de inserir as pessoas no mundo da leitura e da escrita, incentiva e aperfeiçoa professores que exercitam seus conhecimentos e a cidadania.

Continua após a publicidade..

Em Açailândia, desde o início do projeto em 2003, já são 2.534 formados. A metodologia adotada pelo pedagogo Paulo Freire e aplicada no projeto, valoriza a identidade cultural e promove o exercício da cidadania. Além disso, incorporou em 2005 o projeto VER que fornece óculos para os portadores de deficiência visual, diminuindo uma das principais causas de evasão do Vale Alfabetizar.

O Vale Alfabetizar, em especial é um programa que visa erradicar o analfabetismo nos municípios onde a empresa atua. Iniciado no Maranhão em 2003, o Vale Alfabetizar é realizado em Açailândia, Alto Alegre do Pindaré, Bacabeira, Bom Jesus das Selvas, Rosário, Santa Inês, São Pedro da Água Branca e iniciou suas atividades este ano, em São Luís, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.