Curso orienta trabalho de monitores nos Lençóis

O curso-piloto prepara os funcionários para fornecer informações e segurança para os visitantes.

Atualizada em 27/03/2022 às 14h12

SÃO LUÍS - O Programa Nacional de Ecoturismo do Ministério do meio Ambiente e o Ibama do Maranhão concluíram nesta quarta-feira (29) o curso de capacitação de monitores ambientais para trabalharem no Parque Nacional de Lençóis Maranhenses (MA).

O curso-piloto prepara os funcionários para atuarem como guias qualificados (condutores) nas Unidades de Conservação, fornecendo informações e segurança aos visitantes. O curso teve a parceria da Secretaria de Coordenação da Amazônia (SCAMMA), Sebrae (MA) e de empresas locais.

Outros dois cursos foram realizados. O primeiro terminou no dia 21, no Parque Nacional Chapada das Mesas (MA); o segundo, no dia 23, na Área de Preservação Ambiental (APA) das Reentrâncias Maranhenses, no município de Alcântara.

Participaram dos treinamentos moradores que vivem naquelas regiões por pelo menos cinco anos, e conhecimento do ambiente natural e cultural das áreas. “O objetivo é inserir os “condutores” em um processo de desenvolvimento sustentável que parta das potencialidades turísticas das UCs”, explicou o gerente de capacitação do Programa Nacional de Ecoturismo, Fernando Ferreira.

A participação foi intensa: mais de 200 inscritos para 40 vagas em cada curso, e nenhuma evasão. Com a iniciativa, as comunidade locais, que antes desenvolviam atividades com impactos ambientais negativos, têm agora a oportunidade de trabalhar como parceiras das áreas protegidas e muitas vezes vistas como fatores de restrição ao

Continua após a publicidade..

desenvolvimento.

Segundo Ferreira, à medida em que as pessoas vêem a possibilidade de executar um trabalho de conservação do ambiente em que vivem, elas se sentem orgulhosas.

Os cursos servirão de embasamento para instrumento normativo a ser publicado no próximo ano e que disciplinará a atividade do monitor dentro das unidades do Sistema Nacional das Unidades de Conservação (SNUC). Eles vão ajudar a padronizar a grade do conteúdo programático.

Para 2007, está programada a realização de cinco cursos no bacia do São Francisco e outros no Piauí, na APA do Delta do Parnaíba e nos Parques Nacionais da Serra da Capivara, de Sete Cidades e de Serra das Confusões.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.