BALSAS - A promotoria de justiça de Balsas já está funcionando em sede própria. A solenidade de inauguração do novo prédio aconteceu no último dia 17 com as presenças do procurador-geral de justiça, Francisco das Chagas Barros de Sousa, do presidente da Associação do MP, Luiz Gonzaga Martins Coelho, dos titulares das promotorias de Balsas, Gilberto Câmara França Júnior e Lindonjonson Gonçalves de Sousa, do prefeito municipal, Francisco de Assis Coelho, promotores das comarcas vizinhas e demais autoridades locais.
Durante a inauguração, o procurador-geral disse que as novas instalações da promotoria não significam apenas conforto para os promotores, mas é uma oportunidade de atender o cidadão de Balsas com mais eficiência e dedicação.“Esta é uma das formas do Ministério Público Estadual dá a sua contribuição na efetivação da justiça”, salientou.
O diretor das promotorias de Balsas, Gilberto Câmara França Júnior, afirmou que a comarca é muito extensa, possui duas cidades termo, Fortaleza dos Nogueiras e Nova Colinas. Só a cidade sede tem quase cem mil habitantes, com uma localização estratégica e problemas sociais complexos. Segundo ele, recentemente, a Comarca ganhou mais duas varas, totalizando quatro promotorias de justiça que até agora funcionavam dentro do Fórum com uma estrutura muito pequena. Durante a solenidade de inauguração ele destacou a grande necessidade de concretizar esse projeto e agradeceu a contribuição dos demais colegas que trabalharam em prol desse objetivo.
O presidente da Associação do Ministério Público do Maranhão (AMPEM), Luiz Gonzaga Martins Coelho, prestou homenagem ao procurador de justiça aposentado, Paulo de Tarso Fonseca, que exerceu funções na comarca na década de 70. Na ocasião, a servidora do MP, Mariana de Sousa Rezende, recebeu ato de louvor pelos serviços prestados àquela promotoria.
Localizada na mesma quadra do fórum, do detran e do futuro prédio da OAB, a nova sede teve terreno doado pelo Estado no ano de 2003 e as obras se iniciaram no segundo semestre de 2004. Dispõe de ampla recepção, instalações adaptadas ao acesso de portadores de deficiência, quatro gabinetes para os promotores de justiça, sala de protocolo, arquivo, sala de reunião, quatro banheiros privativos, dois banheiros para o público, copa-cozinha, área de serviço e estacionamento privativo. A promotoria ganhou também novos móveis e equipamentos de informática que serão instalados em breve.
Estão sendo finalizadas as obras das promotorias de Paraibano e Vargem Grande que serão inauguradas ainda este ano. A administração superior do Ministério Público do Maranhão, buscando melhorar a qualidade da gestão pública e modernizar os serviços, vem investindo na construção e reforma de prédios das promotorias da capital e do interior e aquisição de modernos equipamentos. O objetivo é oferecer melhores condições de trabalho aos membros e servidores da instituição e atender a população em ambiente que ofereça mais conforto e segurança.
Com informações do Ministério Público
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.