Corpo de Bombeiros adota ações na cidade de Balsas

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 14h14

SÃO LUÍS - Com uma população estimada, hoje, em 93 mil habitantes, o município de Balsas, contabilizou esta semana, mais uma conquista, no que diz respeito à segurança pública da região. Numa parceria entre a prefeitura do município de Balsas e o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão foi firmado no último dia 19, um convênio que visa a implantação de atividades da corporação naquele município. Participaram da solenidade o coronel Getúlio Pereira, comandante geral do Corpo de Bombeiros do Maranhão, o secretário de Segurança Pública do Estado, Raimundo Marques e o prefeito da cidade, Francisco Coelho.

- Esse tipo de parceria, firmada entre o Corpo de Bombeiros e o município de Balsas trará grandes benefícios à sociedade balsense e região, pois permitirá aos moradores, dispor dos mais diversos serviços - , destacou o coronel Getúlio Pereira. Ainda segundo ele, os principais serviços disponibilizados pelo CBMMA são de prevenção e combate a incêndio, defesa civil, serviço de atendimento pré-hospitalar, salva-vida e etc.

Convênio

O convênio firmado estabelece, dentre outros itens, o prazo máximo de 30 (trinta) dias para a criação e funcionamento de um Grupamento de Bombeiros Militar - GBM na cidade de Balsas. Ele estabelece, ainda, a colaboração mútua das partes para a efetivação dos trabalhos operacionais do Corpo de Bombeiros.

De acordo com as cláusulas do convênio assinado, cabe à Prefeitura do município, disponibilizar uma viatura de combate a incêndio, ambulância, embarcação de pequeno porte com motor de popa, equipamentos de salvamento aquático, espaço físico para implantação do GBM e a disposição de um efetivo equivalente a 25 guardas municipais.

Já o Corpo de Bombeiros fica responsável por criar, através de decreto, um GBM no município, qualificar os 25 guardas municipais para a execução dos trabalhos, disponibilizar um efetivo de 08 (oito) militares, que coordenarão e executarão as atividades.

Convidados

Além das autoridades citadas anteriormente, também marcaram presença à solenidade de assinatura do convênio, o chefe de Gabinete do prefeito de Balsas, Paulo Fonseca, o diretor do Fórum de Balsas, juiz Sebastião Bonfim, o chefe de Gabinete do Comandante do Corpo de Bombeiros, TC Vanderley Pereira, o presidente da Câmara de Vereadores da região, vereador Messias Miranda, a vice-prefeita e secretária de Saúde do município, Dra. Maria Assunção. A solenidade aconteceu no Fórum do município.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.