SÃO LUÍS - A comarca de Balsas realiza seu quarto casamento comunitário em novembro, com previsão de que 500 casais participem da cerimônia. Até o momento foram feitas 280 inscrições. A estimativa é de que o próximo também ocorra na sede.
As inscrições serão feitas em agosto e setembro, período de entrega da documentação exigida: certidão de nascimento, carteira de identidade, comprovante de residência e CPF. No mês de outubro tramitará o processo, em que serão analisados os documentos entregues.
O último casamento na comarca, em 17 de julho, reuniu 18 casais na Igreja Nossa Senhora das Graças - todos moradores da Nova Trizidela, bairro carente de Balsas – que apresentaram média de idade entre 20 e 77 anos. A idéia de uni-los surgiu devido a falta de condições financeiras para que regularizassem sua união.
O casamento comunitário regulariza a situação de milhares de pessoas que têm relacionamento estável, contudo não possuem relação registrada em cartório. O casamento ocorre sem ônus para os participantes. De acordo com o artigo 1512 do novo Código Civil, em vigor desde 11 de janeiro de 2003, o casamento civil é gratuito para a população de baixa renda.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.