SÃO LUÍS - Foi implantado na comarca de Balsas o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, com prioridade a ações na área da Infância. O Juiz da 3º Vara, Pedro Henrique Holanda Pascoal, está ministrando aulas no fórum sobre o estatuto da Criança e do Adolescente, com o propósito de conscientizar os participantes do conselho sobre a sua importância. São 14 membros do Direito, cinco do Conselho Tutelar e participantes do PET, Diocese e Centro de Defesa.
Das oito aulas agendadas para as quintas-feiras, duas já foram realizadas, sempre no horário das 18h ás 21h30. As aulas irão obedecer ao seguinte programa: 1ª) Os princípios norteadores do Estatuto da Criança e do Adolescente; 2ª) Adoção, guarda e tutela; 3ª) Política de atendimento; 4ª) Prática de ato infracional; 5ª) Processo; 6ª) Criminais; 7ª) Atores da criança e do adolescente.
A última palestra abordará atividade prática na comunidade Batava, a 300 km da sede de Balsas. Essa aula terá como sentido amplo conscientizar pais e responsáveis pelos jovens sobre a importância do menor estar inserido no processo e-ducativo e social.
Ainda em Balsas é desenvolvido projeto de construção de cela para abrigar pre-sos, com previsão de que seja edificada uma segunda. A construção será viabilizada por meio da conversão, em material de construção, das multas por infrações cometidas nas áreas criminal e da infância. A quantidade de material a ser pago pelo infrator irá depender do seu poder aquisitivo. Foram arrecadados até agora 400 sacos de cimento.
Informações da Corregedoria Geral da Justiça.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.