SÃO LUÍS - A comarca de Balsas realiza segunda-feira próxima (17), às 16h, na Igreja Nossa Senhora das Graças, no bairro Nova Trizidela, casamento comunitário no qual 17 casais oficializam união, informa o juiz da 2ª vara, José Afonso Bezerra de Lima.
No terceiro casamento comunitário promovido pela comarca, o casal mais novo é formado por Euvaldo Pinto da Silva, 20 anos e Adriana Alves de Jesus, 18 anos. O casal mais velho reúne Manoel Pessoa, 77 anos, e Maria Rosa dos Santos Nascimento, 65 anos.
No mesmo dia, o juiz da 3ª vara da comarca, Pedro Henrique Holanda Pascoal profere, às 14h, palestra sobre os direitos da criança e do adolescente. O objetivo é conscientizar os pais e responsáveis por esses jovens. Segundo o juiz, as palestras irão ocorrer a cada semana em várias comunidades do município.
A iniciativa faz parte de uma série de ações implantadas pelo juiz e que priorizam crianças e adolescentes. Pedro Henrique explica que quando assumiu a vara verificou a existência de muitos processos atrasados na área de infância. Em função disso, a primeira medida foi colocar em dia essas ações.
Segundo o juiz, só o Conselho Tutelar funcionava. O Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, apesar de criado por lei, não foi criado por enquanto. Há mobilização nesse sentido, e contatos com a OAB e entidades de classe com vistas à eleição dos quatro conselheiros do órgão.
O juiz acredita que a implantação do conselho ocorrerá até o final de julho. Ele ressalta a importância da instalação, uma vez que o órgão vai ajudar o trabalho do juiz. "Priorizar crianças e adolescentes é uma forma eficaz para conter a criminalidade", acredita Pedro Henrique.
As informações são da Corregedoria Geral da Justiça
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.