Comarca de Coroatá promove campanha de conscientização cidadã

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 14h20

SÃO LUÍS - Conscientizar cidadãos. É com esse objetivo que a comarca de Coroatá está promovendo no município a Campanha Conscientização Cidadã. O trabalho, iniciado em junho de 2004, é realizado junto às associações comunitárias locais e de Peritoró, termo da comarca.

Segundo o juiz Alexandre Lopes de Abreu, titular da 1ª vara, a idéia é conscientizar os cidadãos sobre os direitos deles, estimulando-os a ações em benefício próprio, na captação de recursos que visem o desenvolvimento da comunidade.

Entre as ações da campanha, destaque para a profissionalização de jovens e adultos e para o incentivo aos jovens à prática de esportes com vistas ao combate à violência. Para o juiz, a mobilização objetiva a envolver a comunidade de forma a fazê-la encontrar nela própria as soluções que normalmente são esperadas do Poder Público.

Paralela à Conscientização Cidadã, a comarca promove ainda a conscientização dos estudantes quanto à importância da formação da União dos Estudantes, a democratização da entidade. Segundo Alexandre de Abreu, a UNE foi formada sem processo eleitoral. "Estamos incentivando a existência desse processo", afirma.

O juiz acredita que cerca de 5 mil estudantes estarão participando do processo eleitoral que deve acontecer em setembro e a partir do qual ele pretende incentivar a ação dos jovens na cobrança de políticas de educação, das ações do governo nesse sentido e na participação efetiva dos jovens na sociedade.

Com as informações a Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.