SÃO LUÍS - Os municípios de Imperatriz, na região tocantina, e de Balsas, no sul do Maranhão, passarão a contar - cada um - com mais duas unidades do Poder Judiciário estadual nesta semana. O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Militão Vasconcelos Gomes, participa da solenidade de instalação da 3ª Vara da Família e do 2º Juizado Especial Cível na comarca de Imperatriz às 10h desta quinta, 22. Na sexta, no mesmo horário, será a vez da comarca de Balsas ganhar a 3ª Vara e o Juizado Especial Cível e Criminal.
As quatro novas unidades foram autorizadas por uma lei complementar de julho de 2005, e tiveram seus projetos de instalação aprovados pelo Tribunal Pleno no início deste ano. A comarca de Imperatriz - a segunda maior do Judiciário maranhense, com 53 mil processos em tramitação - ganha as novas unidades três meses depois da visita mais recente do presidente do TJ ao município, onde recebeu dos juízes locais uma pauta de reivindicações, entre elas a instalação do 2º Juizado Especial Cível.
A comarca de Balsas é a que, atualmente, mais contribui para o Fundo Especial de Reaparelhamento e Modernização do Judiciário (Ferj). Militão Gomes exerceu a magistratura no município de 1975 a 1980, época em que o lugar já despontava como um promissor centro de produção de grãos. Também em decorrência do expressivo número de processos que tramitam na comarca é que Balsas recebe duas novas unidades do Judiciário.
A 3ª Vara terá competência para julgar demandas criminais e de família. Com o 2º Juizado Especial Cível e Criminal, o volume de processos será
substancialmente reduzido, o que proporcionará celeridade e melhor qualidade dos serviços jurisdicionais.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.