TCE suspende convênios do Governo com fundação de Chapadinha

A liminar suspendeu convênio entre as Secretaria das Cidades e uma fundação na cidade de Chapadinha.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 14h21

SÃO LUÍS - O pleno do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) deferiu nesta terça-feira, por unanimidade, medida liminar suspendendo os convênios por meio dos quais a Fundação Raimunda Maria Pessoa, do município de Chapadinha, receberia um total de R$ 1,106 milhão da Secretaria de Estado do Desenvolvimento das Cidades (Sedecid) destinados à construção de casas populares no município.

O TCE entendeu que ações privativas de governo não poderiam ser delegadas a entidades de natureza privada fora dos moldes legais, ou seja, sem o devido processo licitatório ou fora do contexto da lei das PPPs (Parcerias Público-Privadas).

- O objeto dos convênios está fora do alcance legal da fundação, que não poderia celebrar tal tipo de convênio, por estar fora de sua natureza -explica o parecer técnico do TCE.

De acordo com o parecer, a medida visa proteger bens jurídicos diante de indícios de desvio de finalidade no uso de recursos públicos. Além de não apresentar prestação de contas desde o ano 2000 e não dispor de alvará de funcionamento, a entidade permaneceu inativa até o ano passado, sendo reativada aparentemente apenas para a celebração dos convênios.

Com a decisão, que vale até o julgamento do mérito pelo TCE, ficam suspensas a utilização dos recursos já liberados bem como a liberação de novas parcelas referentes aos citados convênios.

Com informações do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.