SÃO LUÍS - A comarca de Zé Doca instala nova Vara nesta segunda-feira, 29, às 11h, em solenidade que contará com a presença do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Militão Vasconcelos Gomes, do corregedor-geral da Justiça, desembargador Raimundo Freire Cutrim, e convidados do Judiciário. Às 17h, a comarca vai celebrar 20 casamentos comunitários.
Segundo a juíza Gisele Ribeiro Rondon a instalação da 2ª vara é uma aspiração antiga. A juíza conta que desde que foi instalada, entre os anos de 98 e 99, a comarca necessita de dois juízes, uma vez que já foi inaugurada com 2000 processos.
Quando ela chegou à comarca, em dezembro de 2003, o número de processos totalizava 5000. "Hoje são aproximadamente 2400". Para a juíza, a presença de outro juiz vai ao encontro dos anseios da população, carente de revisões providas de maneira mais célere. Com a nova Vara, os processos serão redistribuídos de forma eqüitativa.
A 1ª vara atenderá processos de Fazenda e Saúde Pública, Registros Públicos, Provedoria, Fundações e Registros. Já a 2ª vara cuidará dos processos de Acidentes de Trabalho, Família, Casamento, Órfãos, Sucessões, Ausentes e Infância e Juventude. Os processos Cíveis, Criminais, de Comércio e habeas corpus serão atendidos pelas duas varas.
Gisele Rondon ressalta que o "ritmo" da comarca é sempre intenso. E exemplifica: na terça-feira (23) foram 14 audiências criminais e quatro cíveis. De 15 a 19 de junho haverá mini-mutirão para o qual estão confirmadas mais de 200 audiências, informa a juíza.
As informações são da Corregedoria da Justiça.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.