IMPERATRIZ - Quatro assassinatos, 10 tentativas de homicídio e mais de 30 prisões por badernas e agressões físicas marcaram o primeiro dia do Carnaval em Imperatriz. Houve, ainda, um acidente envolvendo duas motocicletas na estrada que liga Imperatriz a Davinópolis, que culminou com a morte de duas pessoas e ferimentos em uma terceira. Foram também registrados homicídios em Caxias, Santa Inês, Rosário e Trizidela do Vale.
A onda de assassinatos começou pelo bairro Vila Nova. As vítimas foram o segurança Job Pereira Cardoso e o jovem Isaías Nascimento Nunes, de 23 anos, que morreram por volta de 1h de ontem, depois de se envolverem numa confusão na porta de uma danceteria, em frente à praça Ferro de Engomar.
De acordo com a polícia, Isaías Nascimento Nunes, acompanhado de dois rapazes, um deles menor de 18 anos, tentou entrar no estabelecimento sem pagar o ingresso. O segurança Job Pereira reagiu, dando início a uma luta corporal. Em meio à briga, Isaías foi baleado e morreu ao dar entrada no Hospital Municipal, com um tiro na testa. Job foi atingido com cinco tiros pelos comparsas de Isaías.
“Os exames periciais mostram que o segurança foi baleada no ombro. Nessa ocasião, caiu no solo e, como já haviam lhe tomado a arma, os elementos que acompanhavam Isaías efetuaram mais quatro disparos e mais algumas garrafadas no lado esquerdo do rosto”, ressaltou o delegado plantonista Amarildo Passos Silva.
O policial informou que os dois envolvidos foram identificados por meio de apelidos. Ele recusou-se a revelar mais detalhes, sob alegação de que isso poderia atrapalhar as investigações. Algumas testemunhas prestaram depoimento, que será repassado à delegacia do 3º Distrito, responsável pela área onde ocorreram os crimes.
Tiro na cabeça
No bairro Alto da Boa Vista, próximo à antiga fábrica da Coca-Cola, um desconhecido matou com um tiro na cabeça a dona-de-casa Maria José da Conceição Silva, de 19 anos. O braçal Reginaldo Vieira de Sousa, de 26 anos, informou que, no sábado à tarde, havia se desentendido com um homem, durante uma bebedeira em um bar no bairro, tendo sido ferido no braço direito com um tiro.
Na madrugada de ontem, o homem foi à sua casa para matá-lo e acabou atingindo a mulher. “Ele veio batendo na porta dizendo que era para eu abrir, que era a polícia. Como não estou devendo nada, eu abri a janela. Ele foi logo atirando. Me abaixei, mas a minha mulher foi atingida”, disse, chorando, Reginaldo Sousa.
Populares reclamaram da falta de segurança no bairro, além da demora da chegada da Polícia Militar para atender a ocorrência.
Tentativa
Pelo menos 10 pessoas deram entrada no Hospital Municipal de Imperatriz, vítimas de tentativa de homicídio. Três estavam em estado grave. Foi o caso do braçal identificado apenas por Maurivan, alvejado com um tiro de revólver na cabeça, quando se divertia na avenida Beira-Rio. Ele morreu no começo da manhã de ontem, durante o fechamento desta reportagem.
De acordo com uma amiga da vítima, Maurivan foi chamado por um homem a um local no corredor da folia onde estavam outras pessoas. Sem nenhuma explicação, uma dessas pessoas aplicou-lhe uma “gravata”, enquanto uma outra sacou de uma arma e atirou. Devido ao grande barulho provocado pela passagem de um trio elétrico, o tiro não teria sido percebido, favorecendo os autores, que se misturaram a multidão.
Um homem identificado por Wesley deu entrada no Socorrão em estado grave depois de ter levado uma pedrada na cabeça no bairro Vila Lobão, durante uma discussão de transito.
No bairro Vila Macedo, um desconhecido feriu a bala o ajudante de pedreiro Lemilton Marques Chaves, de 21 anos. O carpinteiro Francisco Brilhante Dias, tio da vítima, presumiu que o atentado deveu-se ao fato de Lemilton ter feito uma brincadeira com uma jovem em frente ao “Bar do Paulão”. Francisco disse que ainda chegou a travar luta corporal com o acusado, impedindo-o de colocar novo cartucho na espingarda para terminar de matar o rapaz.
Acidente
A colisão de duas motocicletas, uma XR e uma Titan, na estrada que liga Imperatriz a Davinópolis, resultou na morte do comerciante José Antônio Costa de Sousa (rua Godofredo Viana, 2431-A, bairro Bacuri) e do vendedor Jackson Emanoel da Silva Pantaleão, de 20 anos, que residia na avenida Getúlio Vargas, 1191, no centro.
O pai de Jackson, Alcir Miguel Pantaleão, estava na garupa de uma das motos e encontra-se internado no Socorrão, com ferimentos, mas não corre risco de morte.
Outros
No primeiro dia de Carnaval, além de Imperatriz, foram registrados assassinatos em Caxias, Santa Inês, Rosário e em Trizidela do Vale.
Em Caxias, foram três crimes. Um deles, no corredor da folia, que teve como vítima Joacivaldo dos Santos, que foi morto a facadas pelo homem identificado apenas por Josemar. Os outros assassinatos foram em decorrência de um assalto ao comércio do sargento Cícero Alves da Silva, pelos assaltantes conhecidos por Zé Silva e Garimpeiro. O sargento reagiu e foi alvejado com três tiros, mas antes ele conseguiu atirar em Zé Silva, que também morreu. O outro assaltante está foragido.
Em Santa Inês, a vítima foi Silvano de Jesus Oliveira, de 21 anos, que bebia em companhia do acusado pelo crime, Edmilson Costa Ferreira, que está foragido. O crime ocorreu no bairro Aeroporto. Em Rosário, Cláudio Márcio Ferreira de Sousa agrediu Fernando Ferreira de Sousa, seu irmão, com uma facada. Fernando foi levado para o hospital, de onde evadiu-se em direção ao povoado Da Mata.
Lá chegando, encontrou um antigo inimigo, Fernando Bastos, com o qual travou luta corporal. Durante a briga, Cláudio Márcio saiu em defesa do irmão e matou Fernando com uma facada.
Os últimos crimes registrados pela polícia ocorreram em Trizidela do Vale, próximo a Pedreiras. As vítimas foram Adailson Oliveira da Silva e Leidy Dayane Oliveira Silva.
O autor dos crimes foi o homem identificado por Zeca, que está foragido.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.