Paço do Lumiar: Carteiros podem parar atividades

A categoria ameaça fazer uma paralisação de advertência no próximo dia 1º fevereiro.

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h29

SÃO LUÍS - O número insuficiente de carteiros em Paço do Lumiar está causando atraso na entrega de correspondências postadas pelos Correios no município. Moradores reclamam que deixam de pagar contas no prazo porque as cobranças quase sempre chegam depois da data de vencimento.

O Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Maranhão denuncia que o volume médio diário de 20 mil correspondências em Paço do Lumiar está sobrecarregando os 10 carteiros que atuam na cidade. A categoria ameaça fazer uma paralisação de advertência no próximo dia 1º caso a direção regional da empresa não adote medidas para resolver o problema.

Elias de Araújo Diniz, que há 14 anos mora na localidade Maioba, conta que nos últimos três meses o serviço de entrega dos Correios tem piorado gradativamente. Ele diz que já pagou muitas contas em atraso e que hoje já não espera mais as correspondências chegarem à sua casa. “Passei a recebê-las diretamente no posto. Para pagar contas no prazo certo, ligo para a empresa credora, que me informa o código de barras da fatura a ser quitada”, descreve.

O carteiro Gilvan Bezerra Ferreira, que há três anos trabalha em Paço do Lumiar, reclama que realiza seu trabalho com dificuldade. Além da sobrecarga de trabalho, ele revela que atua na área com receio, pois já foi ameaçado de morte várias vezes por pessoas que receberam correspondências com atraso.

Continua após a publicidade..

O secretário-geral do Sindicato dos Correios do Maranhão, Oswaldo Cruz Brito, explica que Paço Lumiar é dividido em 13 distritos. Segundo ele, a direção regional dos Correios precisa levantar a demanda gerada pelo município e colocar pelo menos três novos carteiros para Paço do Lumiar.

O Secretário-geral do Sindicato dos Correios diz que já foram enviados ofícios à Gerência de Distribuição dos Correios relatando os problemas decorrentes do número insuficiente de carteiros em Paço do Lumiar, sem que nenhuma resposta tenha sido dada até o momento. Por conta disso, a categoria ameaça fazer uma paralisação de advertência em 1o de fevereiro, com concentração em frente à Câmara Municipal.

A direção regional dos Correios informou já fez visitas técnicas em Paço do Lumiar e constatou que o município não atende às normas previstas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.