Vítimas de acidente sepultadas em Arari

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h31

SÃO LUÍS - A cidade de Arari, distante 159 km de São Luís, parou ontem para prestar as últimas homenagens às 12 pessoas que morreram em acidente com um ônibus de turismo na BR-222, a 40 km do município de Açailândia.

O acidente ocorreu na madrugada de sábado, quando o veículo capotou no trecho denominado Curva do Tatu.

Na tarde de ontem, centenas de pessoas acompanharam uma missa de corpo presente na Igreja Matriz de Arari e, por volta das 17h, os corpos foram enterrados no cemitério municipal da cidade.

Dez pessoas que viajavam no ônibus eram de Arari e iam para o estado de São Paulo trabalhar na lavoura.

O ônibus da Viação Brasil Real Ltda, de placas HUL-7758, saiu de Arari com 51 passageiros, sendo que, além dos 12 que morreram, 40 ficaram gravemente feridos. Tanto o condutor do coletivo quanto o motorista reserva morreram no local.

Depois de perder o controle, o veículo foi parar a 30 metros da pista. Os passageiros, que eram trabalhadores rurais saíram para trabalhar no corte da cana-de-açúcar em São Paulo. A maioria dos feridos foi levada para os hospitais do Sesc, na cidade de Açailândia.

De acordo com os primeiros levantamentos da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a causa do acidente pode ter sido falha mecânica ou até mesmo falta de atenção do motorista, que poderia ter empregado velocidade não compatível com o trecho, que é bastante acidentado e cheio de curvas sinuosas.

Sobrevivente

Um dos sobreviventes da tragédia, Cláudio Lopes, disse que minutos antes do acidente o ônibus trafegava em alta velocidade, tendo o condutor perdido o controle na rodovia.

“Quando o veículo começou a tombar, o ônibus deu duas capotadas em cima da pista, para depois cair no barranco. Foi uma coisa terrível”, lembrou.

A PRF de Imperatriz informou que, no momento do acidente, o tacógrafo registrou a velocidade de 80 km/h, sendo que, para o trecho, o recomendável é que o veículo estivesse com no máximo 50 km/h.

Morreram no acidente: Gean Sousa Costa, Jesus Morais, Valdeci de Jesus Maciel, Adésio Bezerra de Jesus, Adriano Pereira Costa (11 anos), Raimundo Nonato Silva, Valdeci de Jesus Bogéa Maciel, Gilvan da Silva Fernandes, José de Ribamar Figueiredo Campelo, Gilvan de Jesus Bandeira Oliveira, Floriano Pereira e Márcio Luís Gaglio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.