Cemar investe na melhoria do sistema elétrico de Barreirinhas

Empresa está ampliando a capacidade de transformadores em alguns povoados.

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h31

BARREIRINHAS - A Companhia Energética do Maranhão (Cemar) está contribuindo para o desenvolvimento econômico e social de um dos mais importantes pólos turísticos do estado, o município de Barreirinhas, distante 399km de São Luís, que atrai turistas de todo o país e do mundo por ser considerada porta de entrada do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Dentre as ações e procedimentos técnicos, estão a troca de isoladores de componentes elétricos, lavagem permanente da rede de distribuição e ampliação da capacidade de transformadores em alguns povoados. Também estão em fase de conclusão, as obras de duplicação da Subestação de Barreirinhas para 6,5 MVA, além da instalação de bay nas linhas de transmissão de 34,5 KV e de 13,8 KV, cujo objetivo é melhorar a qualidade e a confiabilidade da energia elétrica do município.

A Cemar executará também em Barreirinhas o Programa de Eficiência Energética, voltado para Iluminação Pública. O programa integra as ações voltadas para o combate ao desperdício de energia elétrica da Cemar, regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com o objetivo de modernizar os sistemas de iluminação pública do Maranhão com a introdução de tecnologias mais eficientes.

O projeto consiste na substituição de lâmpadas com baixa eficiência e pouca vida útil (vapor de mercúrio), utilizadas na iluminação pública, por lâmpadas de alta eficiência luminosa e durabilidade (vapor de sódio de alta pressão), incluindo a utilização de equipamentos auxiliares, tais como reatores, relés fotoelétricos e luminárias.

O programa de eficientização do município de Barreirinhas será realizado com a eficientização de mais de 600 pontos, assim como a limpeza de luminárias e reaperto das conexões elétricas. “Além de obter economia de energia no sistema elétrico, esse programa beneficia o público consumidor na medida em que acarreta sensível melhoria nos níveis de segurança”, concluiu o diretor de Engenharia da Cemar, Augusto Miranda.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.