Rio Itapecuru ameaçado pela degradação ambiental

Atualizada em 27/03/2022 às 14h32

SÃO LUÍS - A degradação ambiental que ameaça a bacia hidrográfica mais importante do Maranhão, a do Rio Itapecuru, que é responsável pela sobrevivência de mais de três milhões de pessoas de 59 municípios, e pelo abastecimento de água mais de 50% da cidade de São Luís, vem despertando a preocupação de deputados e da sociedade.

Propostas no sentido de salvar o Rio Itapecuru partiram da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa e conta também com a participação especial de jovens que integraram o "Parlamento Estudantil".

Por meio do projeto "Itapecuru-Águas Perenes", de iniciativa da Mesa Diretora, o Poder Legislativo já começou a trabalhar por uma ampla mobilização social, com o objetivo de salvar os recursos hídricos do Estado, a começar pelo Rio Itapecuru.

De acordo com o projeto, o primeiro passo a ser dado é a realização de uma expedição, que ainda não tem data definida, quando quatro equipes percorrerão, simultaneamente, durante quinze dias, todo o Rio Itapecuru, com o propósito de fazer uma radiografia sobre a real situação ambiental. O resultado dessa fase servirá de subsidio para elaboração de um plano diretor para a bacia.

O assessor especial da Presidência da Assembléia, Oyama Cardoso Filho, explicou que a expedição tem caráter técnico, científico e político, com o propósito de levantar os fatores que estão levando o Itapecuru à morte.

Na última quinta-feira, 25, o projeto "Itapecuru-Águas Perenes" foi apresentado ao conselheiro do TCE (Tribunal de Contas do Estado), Yedo Lobão, ao presidente da Caema, Eduardo Braide, e o representante da Secretaria de Meio Ambiente, Péricles Mota. A proposta foi louvada por todas as autoridades presentes, que manifestaram imediato apoio ao projeto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.