Professores da rede estadual fazem protesto em Buritirana

O protesto é devido ao atraso de seis meses de salários.

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h35

BURITIRANA - Professores e estudantes da rede estadual de ensino em Buritirana, a 60 km de Imperatriz, realizaram no início da semana um protesto contra o Governo do Estado. A manifestação, ocorrida no centro da cidade, visava cobrar do governo estadual o pagamento de seis meses de salários atrasados para 27 professores - 12 deles contratados por meio do processo seletivo e 15 indicados pela Prefeitura.

Durante a manifestação pública os professores ameaçaram paralisar suas atividades por tempo indeterminado até que suas reivindicações sejam atendidas. Um grupo de estudantes manifestou apoio aos professores.

A preocupação dos colegiais, agora, é quanto ao prejuízo que uma greve de professores ocasionaria ao ensino médio naquele município, já que o início do período letivo de 2005, na região, começou com três meses de atraso.

Lamentável

Como se não bastasse esse atraso, em julho o governo também expediu portaria dando férias coletivas aos educadores, mesmo sem o calendário ter sido cumprido. Silvairte Costa Silva, diretora de escola, lamentou a situação, que considerou muito grave.

Ela confirmou que parte dos professores foram indicados pela Prefeitura porque o Governo do Estado havia se comprometido em bancar seus salários.

- É lamentável essa situação. A gente acha que não está pedindo nada demais, somente que o governo faça sua parte em pagar os professores - apelou a estudante Alda Raiol de Azevedo.

A Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Educação, em São Luís, informou, por telefone, que todos os professores contratados em maio deste ano, em regime especial de trabalho, estão com seus salários em dia.

Na mesma oportunidade, a assessoria também negou que o governo estadual tivesse assumido pagar os salários de professores indicados pela Prefeitura.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.